O curta de animação Concerto nº 1 para Celular e Orquestra, de Fausto Junior (por acaso o escrevinhador destas e de outras linhas neste blog) está entre as 105 obras audiovisuais produzidas na Bahia neste século que participam da mostra Encontro com o Cinema Baiano, dentro da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo, de 21 a 28 de setembro. Concerto será exibido na Programação de Curtas 1, sexta-feira, 26/set, sessão das 15h na Sala Walter da Silveira, nos Barris.

E justamente no final deste mês de setembro completam-se 10 anos que realizei esta animação curtíssima, com seus 2’15 min. Foi a segunda animação que produzi, enquanto aprendia a utilizar o revolucionário programa Flash.

Motivado pela abertura de inscrições para o Festival 5 Minutos, folheei um dos meus “cadernos de ideias” e resolvi que este seria o curta a ser desenvolvido. Daí iniciou-se a corrida para fazer storyboard, buscar referências de imagens, desenhar, escanear, limpar, colorir, buscar sons, editar. Contando sempre com a “equipe de um só”.

concerto

Para ganhar tempo, em várias cenas usei desenhos do próprio storyboard. Rascunhos mesmo. Concerto nº 1 para Celular e Orquestra tem um jeitão tosco, com animações meio duras, mas, incrivelmente, fez um sucesso além do esperado. No final das contas não consegui inscrever a tempo no Festival 5 Minutos daquele ano, mas comecei a enviar para vários outros, e então as coisas foram acontecendo. O primeiro foi o Videofestival de São Carlos (SP). Concerto estava entre os cinco finalistas em animação. Um trabalho realizado em dois meses que me levaria ainda a diversos festivais. Logo depois fomos à Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), e mais adiante ao Cine-PE, em Recife. Premiações na Jornada de Cinema da Bahia, no Curta-SE, em Aracaju, Festival do Amazonas, participação no Anima Mundi Web, no tradicional Guarnicê, em São Luiz-MA, Goiânia Mostra Curtas, Festival de Cinema de Curitiba, Mostra Up to 3’, em Toronto – Canadá, entre outros.  Concerto viajou…

Uma explicação para isso? Não sei, acho que, mesmo com com um desenho simples e até tosco, o roteiro funciona muito bem. Além disso o chamado timing, o tempo da piada, está bem encaixado. O tema: dez anos depois, o tema permanece atual. Os celulares mudaram muito. O comportamento de quem usa, nem tanto…

Concerto nº 1 para Celular e Orquestra
2’ 15 min | animação 2D Digital | 2004 | Brasil
Sinopse: Ruídos de telefones celulares atrapalham o maestro, que toma uma atitude radical.
Realização e Direção: Fausto Junior

veja no    vimeo   youtube

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.