Em clima de festas juninas, busquei três indicações de curtas para assistir comendo amendoim e tomando licor de jenipapo. É interessante observar a grande quantidade de propagandas, reportagens de TV, vídeos produzidos em escolas, por famílias e instituições sobre o tema. Vamos aos curtas:

O primeiro é São João, curtíssima de animação em stop-motion realizado por Diego Akel, de Fortaleza (CE). Em meio a uma profusão de cores e movimentos, embalados por uma vibrante música polonesa, elementos santos e profanos se misturam em homenagem aos festejos juninos.

O segundo é Até o Sol Raiá, animação em 3D dirigida por Fernando Jorge e Leanndro Amorim, de Recife (PE). Faz diversas referências ao imaginário do sertão nordestino: os contos de cordel, a casa simples onde o ceramista (Mestre Vitalino) produz bonecos de barro. Entre eles está a figura de Lampião, que ganha vida e reúne seu bando para atormentar o pessoal que se divertia dançando forró no vilarejo.

O terceiro é O Pau da Bandeira, documentário com direção de Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau, de João Pessoa (PB), que registra com belíssimas imagens a festa que acontece em Barbalha, no Cariri cearense.

Feliz São João!

Fausto Junior


São João

animação stop-motion | 1’22 min | digital | 2013 | CE
direção, concepção, fotografia, finalização e edição: Diego Akel
música: Kozak, da banda polonesa Kapela na Dobry Dzień, utilizada sob licença Creative Commons.
sinopse: O filme foi feito em um processo solto, instintivo e espontâneo, sem roteiro, storyboards ou planejamentos específicos, deixando os próprios objetos “ditarem” a maneira como deveriam ser animados. Assim deixa-se fluir com liberdade o movimento no tempo, reforçando a essência do cinema de animação.

 

 


Até o Sol Raiá

animação 3D | 11 min | digital | 2007 | PE
direção: Fernando Jorge e Leanndro Amorim
produção: Fantonche Studio e Página 21
sinopse: Até o sol raiá é um conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta-metragem funde a tradição do artesanato em barro com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.


O Pau da Bandeira

documentário | 20 min | digital | 2012 | PB
direção: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau
produção: Augusto Pessoa
sinopse: O filme registra a Festa de carregamento do Pau da Bandeira, realizado anualmente na cidade de Barbalha, Cariri cearense. Augusto Pessoa documenta fotograficamente a festa desde 2002, tendo publicado reportagens sobre a festa em revistas como a National Geographic entre outras. Em 2012 convidou o cineasta paraibano Felipe Wenceslau e produziu o curta que tem 20 minutos de duração e faz uma leitura fotográfica das manifestações culturais que circulam o cortejo de carregamento do Pau da Bandeira.


0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.