.

Para marcar o Dia do Índio, que este ano coincidiu com a Sexta-Feira da Paixão de Cristo, indico três filmes sobre questões indígenas. Aproveitando essa coincidência montei esta imagem para a capa: Índio Crucificado.

Fausto Junior

#AbrilIndígena #DemarcaçãoJá #MobilizaçãoNacionalIndígena #atl2019 #terralivre #direitosindígenas


TERRA DOS ÍNDIOS
Doc | 107 min | 1979
Direção: Zelito Vianna
Em 1977, Zelito Viana viajou pelo Brasil retratando a situação dos povos indígenas nos diferentes estados. Através do vídeo denunciou a violência por trás do projeto nacional de “integração dos índios”, revelando as condições vergonhosas nas quais se encontravam muitos desses povos, entre eles os Kaingang do município do Rio Grande do Sul, os Kaiowá do Mato Grosso e muitos outros.
O filme conta com raros depoimentos do líder guarani Marçal de Souza e também de Ângelo Kretã Kaingang e Mario Juruna, da etnia Xavante, que anos depois se tornaria deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro.


.

ÍNDIO CIDADÃO?
Doc | 52 min | 2014
Direção: Rodrigo Siqueira Arajeju

O filme resgata a campanha popular das Nações Indígenas na Constituinte (1987/88) e documenta as duas Mobilizações Nacionais Indígenas em Brasília, ocorridas em 2013, contra os ataques legislativos do Congresso Nacional aos Direitos Constitucionais dos Povos Originários. 25 anos depois, alheia ao direito e à justiça, a Nação Kaiowá e Guarani traz à tona a narrativa testemunhal do genocídio indígena em marcha no estado do Mato Grosso do Sul.

O filme apresenta depoimentos e falas públicas de importantes lideranças indígenas, como o cacique Raoni Metuktire, Ailton Krenak, Sonia Guajajara, Davi Kopenawa, Álvaro Tukano, entre outros. Com forte pesquisa de acervos públicos e privados, traz episódios históricos da luta indígena no debate político do Congresso Nacional.

facebook.com/indiocidadao

O filme está disponível para download no Vimeo
https://vimeo.com/287670696

Neste link material de divulgação para cinedebates e projeções:
https://bit.ly/2Zm44P4


.

VIDA KAINGANG
Doc | 52 min | 2014
Direção: Nelson Akira Ishikawa.
A vida de indígenas da etnia Kaingang, da Terra Indígena do Apucaraninha, na divisa entre os municípios de Londrina e Tamarana, no norte do Paraná.

Documentário sobre os indígenas da etnia Kaingang da Terra Indígena do Apucaraninha, localizado na divisa entre os municípios de Londrina e Tamarana, no norte do Paraná.

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.