As aberturas de filmes e séries de TV são, muitas vezes, um espetáculo à parte. Diversas técnicas e ideias podem ser usadas para apresentar os créditos iniciais (ou finais) de um filme com o objetivo de cativar ou inspirar o espectador para o que virá em seguida.

Desde 2007 o site Art of the Title faz,  vamos dizer, uma curadoria sobre aberturas de filmes, séries de TV, videogames e festivais. Até agora são mais de 500 títulos, desde o clássico Metropolis (1927), de Fritz Lang, à série Marco Polo (2014). A maior parte é acompanhada por texto (em inglês) que faz comentários sobre cada sequência de abertura e até entrevistas em que o autor fala sobre inspiração e referências para criar a peça.

art-of-the-title_marco-polo
A belíssima abertura da série Marco Polo tem como referência a tradicional pintura chinesa

 

Apesar da lista ser formada, em sua esmagadora maioria, por produções norte-americanas, há espaço para exemplos de outras partes do mundo, como a animação japonesa Tekkonkinkreet (2006), e o filme alemão que se tornou cult, Corra, Lola, Corra (1998). Há também um filme brasileiro, Durval Discos (2002), com direção de Anna Muylaert, cuja abertura é feita com um bem ensaiado plano-sequência em que os créditos estão em diversos pontos ao longo de uma rua (placa de sinalização, cartaz, cardápio de lanchonete, etc).

Art of the Title - Durval Discos

 

É possível fazer buscas pela lista de títulos ou de designers/estúdios de design. Entre eles está o brasileiro Guilherme Marcondes, colega arquiteto e autor do curta Tyger. No site também há uma seção em que podem ser vistas coletâneas temáticas, como os títulos desenhados por Iginio Lardani para os westerns de Sergio Leone; os trabalhos de Saul Bass para filmes como Vertigo e Psicose, ou ainda uma homenagem aos 50 anos da franquia James Bond.

art-of-the-title_saulbass

Para os designers, diretores de arte e quem trabalha com motion graphics, esta é uma ótima fonte de inspiração e pesquisa. Para finalizar, aí vão mais duas sugestões: (do fundo do baú) a abertura da série O Homem de 6 Milhões de Dólares e da animação Coraline. Se bem que o mais divertido é percorrer a lista aleatoriamente.

art-of-the-title_6million-man

art-of-the-title_coraline

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.