Salvador terá o primeiro Canal da Cidadania
da sociedade civil organizada

 

Em 11 de Maio de 2016 é deu-se um passo importante para o processo de democratização da comunicação no Brasil. Neste dia foi publicado no Diário Oficial da União a Licença do Canal da Cidadania aguardada pela Organização Filhos do Mundo – FEME e por 60 entidades livres, associadas e parceiras ao MSPB – Movimento Social dos Povos Brasileiros e ao Movimento de Economia Solidária, situadas em maioria ao Território  Metropolitano de Salvador – TMS.

A nova TV vai operar operar a faixa de Canal de TV Comunitária, através do canal 24D, outorgado ao Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb), por meio da Portaria nº1, de 12 de janeiro de 2014, e publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 20 de janeiro de 2014. 

canal-da-cidadania-1

A Organização, Social Filhos do Mundo – FEMEestá situada no Bairro da Barra em Salvador. Fundada na década de 90, é uma instituição âncora, vinculada ao Movimento Social dos Povos Brasileiros (MSPB), que articula uma rede de trabalhadores e organizações que se relacionam na lógica de rede de produtores(as) livres e associados em quatro estados da federação, SC, BA, PE e PI e em 7 Territórios de identidade e cidadania do Estado da Bahia. Com este recorte colaborativo, participativo e social a FEME já está trabalhando com ações formadoras ao lado da Cine Art’s empresa voltada para a formação audiovisual devidamente registrada na ANCINE, para instruir os grupos envolvidos no pleito para produzirem seus próprios conteúdos a serem exibidos no canal. Todo o processo do Canal, inclusive de escolha do seu nome, foi feito por meio de concertação comunitária coordenada pelo Professor Mauro De Bonis da Universidade Federal de Santa Catarina via internet, de dentro do estúdio do Canal na sede da FEME com o estado de SC, na concertação foram apontados todos os direcionamentos a serem seguidos para a construção da identidade visual, nome e identidade sonora, neste sentido, o que podemos adiantar para todos é que o Canal terá um nome que representa os três povos que juntos constituíram a nação brasileira.

canal-da-cidadania-2

Todo o processo passo a passo para a formação do Canal a ser programado pela FEME, Cine Arts e as 60 entidades apoiadoras do Canal, foram organizadas, catalogadas, e serão disponibilizadas para todos os demais Canais da Cidadania que já estão em processo junto ao Ministério das Comunicações, tanto para os municípios quanto para as entidades da sociedade civil organizada que se candidatarem ao pleito.

Com estas iniciativas encaminhadas, a FEME e as entidades que apoiam esta iniciativa se preparam para o mais breve possível ter o canal no ar. 

Fonte: Assessoria de Imprensa FEME

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.