Chamada pública para seleção de projetos de séries e telefilmes documentais

.

O canal CINEBRASiLTV e a AFP (Agence France-Presse) fizeram uma parceria inédita para a viabilizar projetos de séries e telefilmes documentais com equipes multidisciplinares de pesquisadores. O acervo da AFP, uma das maiores agências de notícias do mundo, inclui a cobertura audiovisual de fatos jornalísticos nacionais e internacionais dos últimos dez anos, além de acervo fotográfico e material impresso.

Nessa chamada pública, serão selecionados projetos de documentários com duração de 55 minutos e séries documentais de três a seis episódios com 26 minutos cada. O orçamento para documentários não deve ultrapassar, em itens financiáveis, o valor de R$ 200 mil. E o orçamento para séries documentais não deve ultrapassar, em itens financiáveis, o valor de R$ 70 mil por episódio. No caso de obra feita inteiramente com material de arquivo da AFP, somente 30% do orçamento financiável será destinado à agência. Se o uso das imagens de arquivo for secundário ou chegar a até 50% da duração total, apenas 15% do orçamento. Os projetos selecionados irão compor uma nova faixa de programação no canal.

O CINEBRASiLTV é um canal dedicado à produção audiovisual independente nacional, disponível para mais de 6 milhões de assinantes em todo o Brasil. Sua programação divulga e estimula a diversidade cultural produzida em todas as regiões do País, sempre com entretenimento de alta qualidade.

Busca projetos com uma visão abrangente e analítica de questões urgentes em discussão no mundo todo. Sugere-se a formação de equipes de pesquisa e criação que combinem profissionais do audiovisual com cientistas políticos, historiadores, filósofos, antropólogos, sociólogos, geógrafos, etc. O canal CINEBRASiLTV e a AFP – Agence France-Presse, a mais antiga agência de notícias, põem em prática uma cooperação para a viabilização de projetos com essa densidade.

O CINEBRASiLTV fez uma lista de sugestões de temas:

  • O Estado democrático é a maior conquista da nossa civilização, como se organiza e como pode ou deve ser melhorado para não ser cooptado pelas grandes corporações. Uso de plebiscitos e referendos.
  • Impostos: quanto custa a quem manter o Estado, inclusive comparativamente, é justo, é sustentável?
  • O poder da mídia e os problemas de sua concentração.
  • Planejamento familiar: é uma questão individual, do casal ou inclui o Estado? Como costuma ser gerido?
  • Transgênero e sexualidade: esfera pública ou privada?
  • Drogas: legalização ou não – consequências.
  • Alimentos: há alimentos para todos? Poderiam ser mais saudáveis, mais baratos, mais variados?
  • Recursos Naturais: Despertam tanta cobiça que é frequente se tornarem um problema para quem os possui, inclusive com alienação de territórios.
  • Imigrações: fronteiras e identidades.

Para as informações completas e formulário de inscrição, acesse o site do CINEBRASILTV  ou entre em contato pelo contato@cinebrasil.tv .

Fonte: ABPITV e CINEBRASILTV

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.