CUAL promove segunda sessão do Cine Avuadora

Filmes baianos independentes serão exibidos gratuitamente na Sala Walter da Silveira, na sexta-feira (21/fev) a partir das 19h

 (Artigo enviado por Carlos Baumgarten – CUAL)
 
Dando continuidade ao projeto Cine Avuadora, o Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL) promove a segunda sessão do cineclube na próxima sexta-feira, 21. A exibição acontece em um dos templos do cinema baiano, a sala Walter da Silveira, nos Barris, em Salvador, a partir das 19h. Nessa sessão, o público poderá conferir os filmes “No Seu Giro, Corpo Leve”, “Dançando, Mas Tô Andando”, “Procurando Rita” e “As aventuras de Paulo Bruski”. A entrada é gratuita.
Os filmes reunidos dialogam dentro de um olhar aprofundado sobre personagens específicos que ilustram e revelam, através do cotidiano, o seu posicionamento em um macroespaço, influenciando ou sendo influenciado. Mais uma vez, após a exibição, o público poderá participar de um debate junto com os realizadores, mediado pelo crítico de cinema João Carlos Sampaio.

 

cine-avuadora-cartazO Cine Avuadora nasceu a partir de uma necessidade da criação de espaços na Bahia para a exibição e o debate de filmes brasileiros independentes, feitos, muitas vezes, com o mínimo de recursos. Trata-se de uma alternativa, não apenas para ampliar os canais de exibição dessas produções, mas também para fomentar o debate e a aproximação entre o público e os realizadores.
A iniciativa integra o projeto de Ações Continuadas do grupo, contemplado pelo edital Setorial de Audiovisual através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) em 2013. Ao longo do ano de 2014, serão realizadas diversas sessões itinerantes em Salvador e interior.
A primeira sessão do Cine Avuadora foi realizada no dia 18 de janeiro, no Solar Boa Vista. Na ocasião, foram exibidos os filmes “Lapso”, “Arremate” e “Otto Recicla”, sendo este último uma produção do próprio CUAL. O público, que compareceu em grande número, protagonizou um rico debate com os realizadores, mediado pela crítica de cinema Amanda Aouad. Ao final, a galera pôde curtir o som do bluegrass do músico Gigito.
 
Coletividade
cual_logoA ideia do CUAL é praticar “um cinema que prioriza o processo e o encontro, a criticidade e a (re)invenção”. A afirmação de Ramon Coutinho, um dos membros do coletivo, ilustra a fórmula de trabalho do grupo, que, ao longo de três anos, já rendeu bons frutos, com a realização de inúmeros curtas-metragens, produção de vídeos e participação em festivais baianos e nacionais.
Além dos filmes, o CUAL frequentemente promove mostras, com trabalhos próprios e de convidados, além de oficinas de produção de baixo custo. Contemplado pelo edital setorial de Audiovisual do Estado com um projeto de ações continuadas, o grupo executará em 2014 diversas atividades na área (exibição, produção e oficinas), buscando contribuir e mobilizar o meio audiovisual no estado.
O coletivo – formado por Ramon Coutinho, Álvaro Andrade, Marcus Curvelo, Bianca Muniz, Danilo Umbelino, Deise Valente, Bruno Guimarães, Francisco Gabriel Almeida, Luan Santana Marques e Carlos Baumgarten – agrega ainda parceiros das mais diversas áreas, como os músicos Vítor e Paulo Rios, do Conjunto de Câmara da Escola de Música (Emus) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Camará, que já fizeram trilhas para os curtas do grupo.

 

O quê: Cine Avuadora
Quando: 21 de fevereiro de 2014, a partir das 19h
Onde: Sala Walter da Silveira, Rua General Labatut, nº 27, subsolo, Barris

Quanto: De graça

Informações: cualcinema@gmail.com          facebook.com/cineavuadora

 

 

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.