Mostra de Cinema Indígena chega à 4ª edição

 Cine Kurumin exibirá 30 filmes na Aldeia Kiriri de Mirandela (BA), entre os dias 12 a 21 de março, e terá a participação de cineastas indígenas

O Cine Kurumin, com exibição filmes, a céu aberto, em aldeias da Bahia, chega à quarta edição. Entre os dias 12 a 21 de março, a mostra vai acontecer na comunidade Kiriri de Mirandela, no município de Ribeira do Pombal – a 300 km de Salvador. São 30 produções, entre curtas, médias e longa-metragens, realizados por dez diferentes etnias.

A curadoria dos filmes traz um panorama das produções atuais com temática indígena e destaca obras premiadas em festivais nacionais e internacionais, como o filme “As Hipermulheres”, do cineasta indígena Takumã Kuikuro, que estará presente na exibição e no debate do filme na aldeia. Ariel Ortega, realizador Guarani-Mbya e Jaborandy Tupinambá também são convidados da mostra. “O Cine Kurumin abre espaço para exibição e produção de filmes indígenas, e também para o debate sobre a circulação dos conteúdos audiovisuais indígenas”, afirma a curadora da mostra, Thaís Brito.

 

Nos últimos anos, a produção audiovisual indígena tem revelado cineastas e projetado o cinema brasileiro em eventos internacionais como a 65ª edição do Festival de Berlim, que ocorreu em fevereiro. “Queremos estimular a rede de distribuição desses conteúdos em festivais de cinema e mídias digitais e televisivas e formar público para o cinema indígena.”

A Aldeia Kiriri de Mirandela receberá 30 filmes realizados por cineastas das etnias Kuikuro, Tupinambá, Maxacali, Ikpeng Guarani, Xacriabá, Xavante, Fulni-o, e Ashaninka. Os realizadores participarão das sessões, com bate-papos na comunidade após a exibição dos filmes. A programação completa dos filmes está no site: https://cinekurumin.wordpress.com/

Serão exibidos, também, filmes da “Coleção Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças”, do Vídeo nas Aldeias, e haverá uma mostra especial de animações com temática indígena, a Mostra Minha Aldeia Animada, com a exibição de cinco curtas de animação.

[rev_slider ua640]

 

Oficina de Realização Audiovisual – O Cine Kurumin conta também com uma oficina de realização audiovisual em sua programação. A oficina será ministrada pelo mineiro Bernard Belisário – montador, finalizador e colorista de cinema além de membro da ONG Associação Imagem Comunitária – e terá participação de dez indígenas da etnia kiriri. O objetivo da oficina é que os indígenas Kiriri tenham uma experiência com produção audiovisual e realizem um curta com suas histórias. Durante a oficina, os cineastas indígenas convidados do Cine Kurumin – Takumã Kuikuro, Ariel Ortega e Jaborandy Tupinambá – também contribuem, trocando experiências sobre os seus filmes com os Kiriri.

radio_kiriri

Rádio Kiriri – A Rádio Kiriri é uma rádio indígena que transmite em baixa potência direto da Aldeia Mirandela na Bahia. A frequência da rádio alcança quase todas as comunidades indígenas kiriri e tem uma programação musical diversa e conteúdo voltado para o cotidiano da aldeia com avisos sobre as reuniões, sobre a saúde, educação indígena. Ela fará a cobertura do evento durante os dez dias de programação.

Será possível acompanhar o conteúdo pelo site https://radiokiriri.wordpress.com/ e o canal https://soundcloud.com/kiriri.

SERVIÇO
Cine Kurumin – Mostra de Cinema Indígena
Onde: Aldeia Kiriri de Mirandela – situada a 24km da cidade de Ribeira do Pombal
Quando: 12 a 21 de março
Quanto:
Gratuito
Realização: Espalha Semente
Apoio financeiro: Secretaria de Cultura da Bahia / Governo da Bahia


Contatos: Assessoria de Comunicação Janaina Rocha | 71.92486770 | janainarochasp@gmail.com
Curadoria Thaís Brito | 9278.9778 | taisoueu@gmail.com

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.