Desde março vêm acontecendo sessões do Cineclube Animassa, com exibições de animações de todo o país, sempre aos sábados, às 17h e com entrada gratuita. O projeto, que segue até 18 de junho, é realizado pela RV Cultura e Arte (Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho), com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (SecultBA e Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização de Espaços Culturais.

Com curadoria de Rafael Saraiva, em seis edições já foram exibidos curtas como Dossiê Rê Bordosa, de Cesar Cabral, Até a China, de Marão, O Ogro, de Márcio Junior e Márcia Deretti, E.T.Ílico, de José Araripe Junior. Após as sessões sempre acontece um conversa. Quando possível com a presença de alguns dos realizadores.

rv_cultura-arte

Criada em 2008, a RV Cultura e Arte é um espaço voltado para as artes gráficas e conta com uma galeria de arte contemporânea, uma livraria especializada em histórias em quadrinhos e também um selo editorial. Localizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, a RV apoia publicações e projetos editoriais independentes e frequentemente realiza sessões de autógrafos, workshops e eventos associados às narrativas gráficas.

Neste sábado, 30/abril, serão exibidos seis curtas nacionais e internacionais:

guerra-dos-gibis_thiago-mendonca+rafael-terpinsA Guerra dos Gibis
Thiago B. Mendonça e Rafael Terpins
São Paulo | 2012 | 19’40”
Nos anos 60 surge uma criativa produção de quadrinhos eróticos no Brasil. Mas a censura conspirava para seu fim. Satã, Chico de Ogum, Beto Sonhador, Maria Erótica e outros personagens unem-se aos quadrinistas nesta batalha contra a ditadura neste documentário onde a pior ficção é a realidade.

oxum_denis-leroyOxum
Denis Leroy
Minas Gerais | 2015 | 8’34”
OXUM apresenta a saga dos orixás para salvar a humanidade da seca e da fome na Terra, culminando no sacrifício de Oxum que, de um lindo pavão, vê-se transformar-se em abutre. Baseada na mitologia iorubá, a animação traz uma perspectiva visualmente experimental aliada à tradicional oralidade da cultura afro-brasileira.
phantasma_alessandro-correaPhantasma
Alessandro Corrêa
São Paulo | 2012 | 10’20”
Uma jovem cantora de ópera em busca da fama, recebe a ajuda de um misterioso personagem. Ela, porém, não imagina os horrores que encontrará à caminho do estrelato.
reality2-0_victor-ramirezReality 2.0
Victor Orozco Ramirez
Alemanha/México | 2012 | 11′
Era outono quando cheguei na Alemanha. Eu pensei que nesse país exótico eu poderia me distanciar um pouco do México, mas me enganei. Os traficantes conseguiram me levar de volta sem piedade.
Um documentário em animação sobre a violência das drogas no México.
the-me-bird_gabriel_kempers+maria_azedoThe Me Bird
Gabriel Kempers e Maria Ilka Azêdo
Rio de Janeiro | 2013 | 2’24”
“The Me Bird” é uma livre interpretação da poesia homônima de Pablo Neruda. A inspiração na técnica strata stencil ajuda a conceituar a repetição de camadas como o passado de nossos movimentos e ações. As molduras como jaula e o passado como fardo servem de pano de fundo para a história de uma bailarina em sua jornada rumo à liberdade. Através de variada experimentação artística, recria-se a tormenta que conecta pássaro e dançarina.
vida_levi-magalhaesVida
Levi Magalhães
Ceará | 2013 | 3’10”
Um pequeno velhinho, em recorte, percorre e supera obstáculos em cima de uma escrivaninha artísticas do seu criador. em busca de um objetivo: a sua bengala.

 

SERVIÇO:
Cineclube Animassa – Sessão #7
Dia: 30/04, às 17h
Local: RV Cultura e Arte (Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho)

Entrada gratuita (sujeita a lotação da sala) – estacionamento no local.

www.rvculturaearte.com

facebook.com/rvculturaearte

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.