Cinema a La Carte oferece filmes para gostos diversos
Projeto faz parte da estratégia de divulgação do acervo da Dimas, que possui quase 7 mil obras audiovisuais para consulta do público
 
Um café, um cardápio e um filme. A partir desta quinta-feira, 26 de fevereiro, o público poderá desfrutar de um atrativo a mais no café da Sala Walter da Silveira. Será oferecido um “cardápio” de filmes que fazem parte do acervo da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb). No espaço, também estará instalada uma TV com um fone de ouvido, através dos quais será possível conferir alguns “aperitivos” que fazem parte da longa lista de obras audiovisuais arquivadas na instituição.


O acervo, coordenado pelo Núcleo de Memória da Dimas, concentra quase 7 mil obras (a maioria de autores baianos) está à disposição do público para conferência gratuita. Como estratégia de divulgação do acervo para ampliar o acesso do público, o projeto 
Cinema a La Carte apresenta quatro programas de curtas-metragens, que vão da Nouvelle Vague francesa ao cinema transgressor brasileiro entre as décadas de 1960 e 1980, passando por Jacques Tati e a tradição documental brasileira.

O Programa “Cine-transgressões” refaz parte do percurso dos movimentos alternativos no País, do underground ao cinema marginal, apresentando obras de alguns cineastas brasileiros, de espírito irreverente e transgressor, que se permitiram criar novas antinarrativas com a liberdade de quem trilha seus próprios caminhos.

Já o Programa “Cidades e Utopias” oferece um olhar sobre a construção de um novo espaço urbano e as promessas não cumpridas nesse processo de formação do “Brasil moderno”. O programa inclui documentários que, para além da visão realista e crítica, não descartam a utopia primordial de que, apesar de tudo, o cinema pode contribuir para mudar a realidade.

[rev_slider ua640]

 

“Em torno da Nouvelle Vague” traz um programa de curtas dos principais cineastas do período, Godard, Rohmer e Jacques Rivette, além da dissidência, Maurice Pialat sobretudo. Completado por uma raridade de Jean-Pierre Melville, cineasta atemporal e um dos mentores daquela geração. Por meio deste programa, é possível atestar a origem, o auge e a consequência desta época fundamental para a consolidação do conceito de cinema moderno.

Por fim, o Programa “Curta Jacques Tati” homenageia um dos gênios da gag visual. Antes da consagração como o mítico Sr. Hulot, é possível flagrar, nos três curtas programados, a gênese de um personagem que se insere na rara linhagem afetivo-cinematográfica de Carlitos e o vigor da sua sofisticada comédia silenciosa, assentada unicamente sobre o corpo e os objetos.
Ocultar histórico de mensagens

Os programas poderão ser conferidos gratuitamente, de terça a domingo, entre 15h e 20h, no Café da Walter.

Acesso gratuito à filmes, vídeos e livros
O Núcleo de Memória da Dimas funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Está localizado no subsolo da Biblioteca Pública dos Barris, com entrada pela Galeria Pierre Verger. Além de filmes e vídeos em DVD e Blu-Ray, o público tem à disposição, também para consulta no local, centenas de livros sobre audiovisual, catálogos de festivais e mostras.

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.