Cinema de garagem é foco de debate na Walter da Silveira

Evento gratuito contará com as presenças do professor Marcelo Ikeda e do cineasta Henrique Dantas, além de exibir filmes brasileiros independentes

Durante dois dias, o cinema de garagem terá um espaço para ser debatido e exibido em Salvador. O Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL) promove o evento “Cine Avuadora Ataca”, no sábado, 6, e domingo, 7, na sala Walter da Silveira, com entrada gratuita. No primeiro dia, a partir das 16h, acontece a sessão CUAL, com uma seleção de filmes do coletivo baiano. Às 18h, será exibido o longa “Estrada para Ythaca”, do Coletivo Alumbramento, seguido do debate “Alternativas do Audiovisual Independente”.

O professor do curso de cinema da Universidade Federal do Ceará, Marcelo Ikeda, e o cineasta baiano Henrique Dantas estarão à frente do debate. No domingo, 7, Ikeda lança o seu livro Cinecasulofilia. Após o lançamento o público poderá conferir a sessão “Curtas de Garagem”, com os filmes “Caximbau”, “Europa”, “Pouco Mais de Um Mês” e “Minha Tia, Meu Primo”. Para fechar o evento, será exibido o filme “Entre Mim e Eles”, dirigido por Marcelo Ikeda.

cine-avuadora-garagem2

Ikeda vai trazer um panorama geral do cinema de garagem no Brasil. Henrique Dantas, por sua vez, vai realizar uma abordagem do cinema independente mais focado na realidade baiana. Dantas dirigiu filmes como “Ser Tão Cinzento”, “Filhos de João: o Admirável Mundo Novo Baiano” e “Sinais de Cinza: a Peleja de Olney São Paulo contra o Dragão da Maldade”.

O evento faz parte do projeto Ações Continuadas, contemplado no edital Setorial de Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), em 2013. O objetivo é promover, em um único espaço, debates e exibições que contemple a produção de cinema independente na Bahia e no Brasil, aproximando o público de filmes que, dificilmente, seriam exibidos em circuitos comerciais.

Serviço

O quê? “Cine Avuadora Ataca”

Quando? Dias 6 e 7 de setembro (sábado e domingo, sempre a partir das 16h)

Onde? Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, 27 – Barris

Quanto? Gratuito

Informações? cualcinema@gmail.com

 

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.