O jovem cineasta azerbaijano Vugar Efendi conseguiu destaque na internet a partir de uma série de vídeos que realizou em que apresenta cenas de filmes inspiradas em obras de arte ao lado destas pinturas de referência.

Artigo publicado no El País diz que Efendi “compara a influência da pintura no cinema. Por exemplo, ele lembra que um quadro de Edward Hopper inspirou Hitchcock na criação da casa de Psicose (1960), e mostra como Dalí está presente em Mad Max: Estrada da Fúria (2015). “

Para quem já tinha assistido alguns destes filmes, certas referências são evidentes, como O Nascimento de Vênus, de Botticelli, reproduzido por Terry Gilliam numa cena do filme As Aventuras do Barão de Munchausen (1988). Mas existem muitos casos de cenas inspiradas em obras pouco conhecidas.

Numa variação sobre o tema, Efendi realizou também um vídeo em que compara cenas de filmes sobre fatos históricos e as cenas reais. Outros vídeos fazem um recorte em cima de obras de diretores como Iñarritu, Malick, Kubrick e Tarkovsky.


www.vugarefendi.com

vimeo.com/vugarefendi

Artigo no el País
O cinema imita a pintura: Dalí em ‘Mad Max’ e Hopper em ‘Psicose’

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.