Neste mês de abril/2017 o Palacete das Artes (Museu Rodin Bahia), localizado na Rua da Graça, traz para o seu projeto Cinema no Palacete uma série de filmes com o tema Tecnologia e Humanidade. As sessões (únicas) acontecem sempre às quartas e sextas (exceto feriados) às 17h, com entrada gratuita.

Palacete das Artes – Rodin Bahia
Rua da Graça, 289 – Graça
Salvador, Bahia
www.palacetedasartes.ba.gov.br

Veja a programação (sessões sempre às 17h):

Dia 5 (quarta):

METRÓPOLIS (Metropolis)

Direção: Fritz Lang – Alemanha, 1927

Elenco: Brigitte Helm, Alfred Abel e Rudolf Klein-Rogge

Duração: 120 minutos

Sinopse – Em 2026, a população está dividida em duas classes: a elite dominante e a classe operária, que vive num mundo subterrâneo, escravizadas pelas monstruosas máquinas que fazem funcionar a todo vapor a cidade. Uma revolução operária é planejada, mas sempre impedida pela líder Maria. O chefe da cidade pede a um cientista maligno que construa um robô à imagem e semelhança dela, para que possa incitar os trabalhadores à revolta. Clássico de todos os tempos em cópia restaurada e remasterizada.

Dia 7 (sexta):

DAQUI A CEM ANOS (Things to Come)

Direção: William Cameron Menzies – Reino Unido, 1936

Elenco: Raymond Massey, Edward Chapman e Ralph Richardson

Duração: 91 minutos     (versão colorizada)

Sinopse – Cem anos na história da humanidade: desde a década de 1930 até o século XXI. Depois que o mundo passa por uma terrível guerra mundial que dura  25 anos, arrasando a Europa e destruindo grande parte do mundo, todos voltam a viver numa era de trevas. O homem, porém consegue ao longo de um século, superar a terrível volta no tempo e a humanidade se lança no espaço para a reconstrução da civilização. Baseado na obra de H.G. Wells e adaptado para o cinema pelo próprio autor. Os efeitos especiais fizeram grande sucesso na época do lançamento do filme.

Dia 12 (quarta):

1984 (Nineteen Eighty-Four)

Direção: Michael Radford – Reino Unido, 1984

Elenco: John Hurt, Richard Burton e Suzanna Hamilton

Duração: 113 minutos

Sinopse – Baseado no livro de George Orwell e último filme do ator Richard Burton, mostra uma sociedade totalitarista no futuro, que controla seus cidadãos e onde é proibido ter sentimentos. Premiado em vários festivais.

Dia 19 (quarta):

APAIXONADO THOMAS (Thomas Amoureux )

Direção: Pierre-Paul Renders – Bélgica, 2000

Elenco: Benoît Verhaert, Aylin Yay e Magali Pinglaut

Duração: 97 minutos

Sinopse: Thomas tem 32 anos, sofre de agorafobia e por isso vive há oito anos trancado em casa. Seu contato com o mundo se dá sòmente pela Internet. Assim, Thomas é quase feliz, mas sozinho. Filme original que trata das relações virtuais de hoje em dia de maneira inteligente e divertida.

Premiado como Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza.

Dia 26 (quarta):

ELA (Her)

Direção: Spike Jonze – EUA, 2013

Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams e a voz de Scarlett Johansson

Duração: 126 minutos

Sinopse: Theodore é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. Oscar de Melhor Roteiro Original.

Dia 28 (sexta):

EX-MACHINA, INSTINTO ARTIFICIAL (Ex-Machina)

Direção: Alex Garland – Reino Unido,  2016

Elenco: Alicia Vikander, Domhnall Gleeson e Oscar Isaac

Duração: 108 minutos

Sinopse: Um jovem programador é designado para acompanhar o comportamento de um humanoide. Sua relação com esse ser de inteligência artificial e o criador dela vai trazer sérias complicações. Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Direção de Primeira Obra pelo Sindicato de Diretores Americanos.

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.