.

Debate sobre preservação audiovisual abre etapa baiana do projeto Curta Circuito

A memória do audiovisual baiano ganha um novo espaço de debate e difusão. Com o suporte fundamental do projeto mineiro Curta Circuito, a Sala Walter da Silveira, a partir do dia 26 de agosto, acolhe uma série de ações em torno da recuperação, da preservação e consolidação de acervos, inicialmente com ênfase nos suportes e arquivos cinematográficos.

marcelo-zona-sulPor meio de parcerias com a Associação de Produtores de Cinema (APC) e com a Mostra Permanente de Cinema “Curta Circuito”, a Diretoria de Audiovisual (DIMAS), da Fundação Cultural do Bahia, que também é apoiada pela Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA/Bahia), promove no dia 26 de agosto, às 18h, na Sala Walter da Silveira, o debate “Memória e Difusão: o projeto Curta Circuito no resgate da Filmografia Mineira”. O evento antecipa a mostra que vai trazer a Salvador, ainda na Sala Walter, até o dia 30 de agosto, clássicos da cinematografia nacional em cópias em película (35mm e 16mm) como é o caso de “Ladrões de Cinema”, de Fernando Cony Campos, que será exibido no dia 27/08, e “Marcelo Zona Sul”, de Xavier de Oliveira, dia 29/08, entre outros.

Intercâmbio
O debate vai contar com a presença de Daniela Fernandes e Cláudio Constantino, do projeto Curta Circuito; Simone Lopes, coordenadora do Núcleo de Memória da DIMAS; Laura Bezerra, da ABPA/BA, além do documentarista Petrus Pires, coordenador dos projetos de restauração da obra do pai, o cineasta Roberto Pires. A ideia é fazer um intercâmbio de experiências e um estudo de caso das ações e desdobramentos do projeto da Filmografia Mineira, parte da Mostra Permanente Curta Circuito. Uma iniciativa que serve de modelo e inspiração para a retomada de um sonho antigo de diversos setores do audiovisual no Estado: a criação da Cinemateca Baiana.

Sobre o projeto
O Curta Circuito é uma mostra permanente de cinema. Criado em 2001, em Belo Horizonte, o projeto abriu espaço ao curta-metragem, depois ao média e, por fim, absorveu o longa. Ao longo desse tempo ampliou também seu alcance, consolidando programações, que combinam sempre a exibição e o debate das obras, em várias cidades brasileiras, de Salvador a Belém, por exemplo. Mas um dos mais importantes diferenciais do projeto é que, além da difusão da cinematografia brasileira, o Curta Circuito passou a atuar no processo de resgate e restauro audiovisual, sobretudo, com ações relacionadas à filmografia mineira.

SERVIÇO

 

Debate
Memória e Difusão: o projeto Curta Circuito e o resgate da Filmografia Mineira

Quando: 26 de agosto (quarta-feira), às 18h

Onde: Sala Walter da Silveira.

Quanto: Entrada franca.

De 27 a 30 de agosto: Mostra Permanente de Cinema Curta Circuito, com sessões às 19h (quinta e sexta-feira) e 17h (sábado e domingo).

Informações e programação: www.dimas.ba.gov.br   e   www.curtacircuito.com.br

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.