Sala Walter da Silveira comemora Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual com a exibição de raridades da cinematografia baiana

 

entrada franca

 

Pela primeira vez, a Sala Walter da Silveira se integra ao circuito de exibições comemorativas pelo Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. Na segunda-feira (27/10), às 19h, o público baiano terá a oportunidade de (re)descobrir algumas preciosidades da cinematografia baiana, todas em película, que há muito não eram projetadas na cidade. Caso dos curtas-metragens “Um dia na Rampa”, de Luiz Paulino dos Santos, “Crianças de Mundo Novo”, de Fernando Bélens, e “Criando Nova Vida”, de Leão Rosemberg. As cópias fazem parte do acervo da Diretroria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia.

 

Proposta por Laura Bezerra, diretora da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) na Bahia, a programação está inteiramente identificada com o perfil da Sala Walter da Silveira que, a despeito de ainda não estar associada a uma cinemateca, mantém ao longo do ano, nas suas projeções regulares, intenso intercâmbio com acervos cinematográficos de instituições brasileiras e internacionais, estimulando a consciência e difundindo a importância do resgate e da preservação do patrimônio audiovisual no Estado.

Serviço
Dia 27 de outubro (segunda-feira), às 19h, na Sala Walter da Silveira.
Entrada franca

CURTAS

Crianças de Mundo Novo (BRA, 1980)
Roteiro e Direção: Fernando Belens
Fotografia e Camera: Vito Diniz
Produção Executiva: Luciano Floquet
Texto: Dinorath do Valle
Duração: 13 minutos de duração / Cor / 35mm
Exibição em 16mm
Sinopse – documentário experimental que aborda de forma livre o messianismo caboclo, a possessão e o poder psiquiátrico, tendo como base a história de Matota e Marata, líderes de uma seita religiosa “A Universal Assembléia dos Santos” que sacrificaram no mar de Stela Mares crianças primogênitas, filhos de seguidores.

Um dia na rampa (Brasil, 1960)
Direção: Luiz Paulino dos Santos
Duração: 10 minutos
Documentário
Exibição em 35mm
Sinopse – Um dia na Rampa do Mercado Modelo de Salvador, onde chegavam os saveiros voltando do Recôncavo trazendo produtos para comercializar na capital. Tradição da capoeira, do candomblé e outros costumes são apresentados no decorrer do filme.

Criando vida nova
Direção: Leão Rosemberg
Duração: 22 minutos
Preto e Branco
Exibição em 35mm

 

Fonte: DIMAS – www.dimas.ba.gov.br/2013/sws/sws.htm

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.