Celebrado em 28 de outubro, 12ª edição da mostra apresenta curtas-metragens de animação brasileiros e internacionais em 250 cidades dos país

 

Em 28 de outubro de 1892, o francês Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. (Veja matéria História da Animação I.)

CASTILLO Y EL ARMADO, de Pedro Harres (RS)

CASTILLO Y EL ARMADO, de Pedro Harres (RS)

O Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua 12ª edição em mais de 200 cidades no Brasil e 40 países participantes. A data é celebrada com uma sessão de curtas-metragens de animações nacionais e internacionais. Entre os países que também participam simultaneamente, estão França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA. O DIA tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público e propiciar o intercâmbio entre filmes nacionais e estrangeiros. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Na Bahia o DIA vai acontecer este ano em 13 cidades:

Caatiba
Itapetinga
Jacobinadia-dragao
Luis Eduardo Magalhães
Mata de São João
Mutuípe
Ouriçangas
Porto Seguro
Retirolândia
Salvador
Serrinha
Teixeira de Freitas
Vitória da Conquista

Confira os locais de exibição em todo o Brasil neste link.

Veja a programação das mostras.

Saiba mais sobre o DIA e as conheça as animações que fazem parte das mostras deste ano: www.diadanimacao.com.br

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.