França – Primeiros Inventos (parte I)

historia-da-animacao-1-cinemin43Matéria escrita por Antônio Moreno e publicada na revista Cinemin nº 43, maio/1988 – Editora EBAL
Há alguns anos (para não dizer décadas) colecionei a revista Cinemin, que trazia matérias sobre diversas cinematografias do mundo e de várias épocas, além de divulgar autores, obras e eventos realizados de norte a sul do Brasil. Começo hoje a compartilhar a série de reportagens escritas por Antônio Moreno (lá no final dos anos 80) sobre a história da animação em vários países. Como ponto de partida, a França do irmãos Lumiére e de Emile Reynaud, fazendo também citação aos brinquedos óticos (lanterna mágica, flipbook, etc.

 

Clique na imagem para ver a matéria em formato PDF.

historia-da-animacao-1-thumb

Seguem dois vídeos. Uma demonstração de como funcionava o Teatro Óptico inventando por Emile Reynaud (vídeo produzido pelo Museo del Cinema, de Girona, Catalunha, Espanha) e o primeiro desenho animado apresentado publicamente (através do Teatro Óptico) em 28 de outubro de 1892, no Museu Grevin, em Paris. Para comemorar esta data, realiza-se atualmente, em mais de 30 países, o Dia Internacional da Animação.

 

 

2

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.