Cinema de Animação na Alemanha

Matéria escrita por Antônio Moreno e publicada na revista Cinemin nº 31, janeiro/fevereiro 1987 – Editora EBAL

Nesta edição Antônio Moreno escreve sobre a história da animação na Alemanha, que tem como grande nome de referência a pioneira Lotte Reiniger (1899-1981). No início do sec XX a berlinense Lotte (Charlotte) começou a produzir animações utilizando a técnica de recorte em silhueta. Sua principal obra foi As Aventuras do Príncipe Achmed (Die Abenteur des Prinzen Achmed), de 1926, uma adaptação de contos de As Mil e Uma Noites e considerado na matéria escrita por Moreno como o primeiro longa de animação da história. Mas na verdade (até que se descubra outro) esta posição pertence hoje a uma produção da Argentina: Él Apostol, de 1917, dirigido por Quirino Cristiani.

Clique na imagem para ver a matéria em formato PDF.

historia-da-animacao-4-thumb

No Youtube e outros sites é possivel encontrar diversos curtas de Lotte, como os indicados no texto de Antônio Moreno. Encontrei no Vimeo esta versão inteira de As Aventuras do Príncipe Achmed, cuja sinopse é a seguinte: No dia de seu aniversário, o príncipe recebe de presente do maligno feiticeiro um cavalo alado, que o leva para lugares longínquos. Nas ilhas de Wak-Wak ele se apaixona pela  princesa Peri Banu, que é raptada. O príncipe segue a sua saga, conhece Aladim, e juntos eles enfrentam demônios até resagaaterm a bela princesa. Veja mais comentários sobre esta obra: Silhuetas em Movimento

No site www.lottereiniger.de há mais material sobre a animadora germânica (com textos só em alemão).

OUTROS NOMES
O artigo de Antônio Moreno cita outros animadores alemães, como outros pioneiros dos anos 1920/30 até artistas dos anos 70, na então Alemanha Ocidental. Destaque para Hans Richter, multiartista que, no movimento avant-garde nos anos 1920/30, realizou diversos experimentos com animações e filmes ao vivo na composição dos seus filmes dadaístas, os Dada Films.

 

NOTAS
Para completar, a matéria publicada na revista Cinemim traz notícia sobre a recente morte (naquele ano de 1987) do cultuado animador Norman McLaren. Outra nota fala dos preparativos para o I Encontro Nacional de Cinema de Animação, realizado em Olinda sob cooredanção de Lula Gonzaga. Veja artigo sobre este evento.

 

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.