Norman McLaren

Matéria escrita por Antônio Moreno e publicada na revista Cinemin nº 38, novembro 1987 – Editora EBAL

 

Nesta edição Antônio Moreno fala sobre um dos mais importantes animadores da história. Seu nome é sinônimo de inovação e experimentação na arte de filmes animados. De origem escocesa, foi convidado pelo cineasta John Grierson para integrar o National Film Board of Canada (NFB), onde fundou o setor de animação. A história de Mclaren está profundamente atrelada à hoje renomada instituição canadense, sempre associada a experimentações, qualidade e reconhecimento mundial.

historia-da-animacao-5-th< Clique na imagem para ver a matéria de Antônio Moreno (escrita em 1987, quando McLaren faleceu).

 

 

Temáticas sociais e causas pacifistas são uma constante no trabalho de Mclaren (ele atuou como cinegrafista na guerra civil da Espanha). Um dos seus filmes mais conhecidos e premiados é o antológico Vizinhos (1952, 8 min), em que dois gentis vizinhos transformam-se em feras quando passam a disputar a posse de uma flor que surge na fronteira de seus terrenos.

Voisins by Norman McLaren, National Film Board of Canada

No site do NFB podem ser vistos vários filmes realizados por Mclaren no NFB, inclusive documentários sobre seu trabalho e a série Animated Motion, em que são apresentados princípios da animação.

Veja também a matéria produzida pelo site do Anima Mundi sobre Norman McLaren, que faria 100 anos em 2014.

Norman McLaren animando diretamente na película

Norman McLaren animando diretamente na película

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.