O Grupo de Pesquisa do CNPq História e Audiovisual realiza há mais de dez anos seminários, mostras, encontros e publicações sobre o tema.

O website História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação  ​historiaeaudiovisual.weebly.com  tem como objetivo difundir as atividades acadêmicas do Grupo de Pesquisa e servir como espaço de intercâmbio entre professores e pesquisadores dessa área temática.

No site está também disponível uma lista de teses e dissertações sobre cinema e história defendidas em universidades brasileiras, com particular ênfase para os programas de pós-graduação em história, em um período que se estende de 1989 a 2016. Essa produção, que pode e deve ser ampliada, expressa o adensamento do campo a partir da valorização das pesquisas que pensaram o cinema como fonte histórica.
http://historiaeaudiovisual.weebly.com/teses-e-dissertaccedilotildees.html

LINHAS DE PESQUISA
O grupo de pesquisa História e Audiovisual é estruturado em quatro principais linhas de pesquisa:

  • análise fílmica e representação histórica;
  • crítica e memória histórica;
  • políticas do cinema e do audiovisual;
  • história do cinema e do audiovisual.

Entre os textos disponíveis estão, por exemplo:

TOMAIM, Cássio dos Santos. Entrincheirados no tempo: a FEB e os ex-combatentes no cinema documentário. Franca, 2008. Dissertação de mestrado. História/UNESP.

ESTEVES, Flavia Copio. Reinventando o político nas telas: gênero, memória e poder no cinema brasileiro (décadas de 1970 e 1980). Rio de Janeiro, 2013. Tese de doutorado. História/UFF.

HINGST, Bruno. “Projeto ideológico cultural no regime militar: o caso da Embrafilme e os filmes históricos e adaptações de obras literárias”. São Paulo, 2013. Tese de doutorado. ECA/USP.

 

 

II Colóquio Internacional de Cinema e História
O Grupo de Pesquisa História e Audiovisual realiza também o II Colóquio Internacional de Cinema e História, que  ocorre entre os dias 05 a 08 de dezembro de 2017 na Escola de Comunicações e Artes da USP. O objetivo deste colóquio é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico.

Veja a programação:   http://historiaeaudiovisual.weebly.com/programaccedilatildeo.html

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.