Entre os dias 11 e 15 de abril de 2018, acontece, em Salvador, a I Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba. O Festival Internacional de Cinema, que terá exibições regulares na Sala Walter da Silveira (DIMAS), no bairro dos Barris, e itinerantes nos bairros do Cabula, Uruguai e Garcia, reunirá mais de 35 obras de longas e curtas metragens realizados entre 2015 e 2017, produzidos por cineastas negra(o)s do Brasil e de países africanos de língua portuguesa, como Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial e de países da diáspora. Em sua primeira edição, além da exibição de filmes de diversos gêneros –ficções, documentários, animações e experimentais –, a Mostra contará ainda com mesas de debates, oficinas para crianças, Oficina de Elaboração e Desenvolvimento de Projetos e Minicurso de Cinema Africano. A abertura da Mostra, no dia 11, no SESC Pelourinho, contará ainda com um show da cantora baiana Luedji Luna.

Com uma equipe formada por mulheres negras, o evento pretende visibilizar, difundir e debater a produção audiovisual realizada por cineastas negras(o)s de África e de sua diáspora. A fim de estimular processos afirmativos de identificação, diálogos sobre gênero e sexualidade também estarão presentes.  A Mostra homenageia o ex-professor e pesquisador de cinema da Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA), Mahomed Bamba. Doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), o cineasta, nascido na Costa do Marfim, propunha em seus ensaios uma nova leitura sobre as narrativas fílmicas produzidas nas periferias globais, sobretudo as realizadas no continente africano.

A I Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba tem como parceiros, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), a Diretoria de Audiovisual da Bahia (DIMAS), a Diretoria de Espaços Culturais, o Espaço Cultural de Alagados, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, o Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, o Ponto de Cultura Boiada Multicor (UNIRAAM), a Aliança Francesa e Centro de Comunicação Democracia e Cidadania (CCDC), Instituto Mídia Étnica e Correio Nagô.

VEJA A PROGRAMAÇÃO (pdf)

Assessoria de Comunicação da I Mostra Itinerante de Cinema Negro Mahomed Bamba

Inajara Diz
71 99322-7386
Email: comunicacaomahomedbamba@gmail.com
Facebook.: Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.