No mês passado, comemorando o Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho, a Ancine lançou em seu portal a Linha do Tempo do Audiovisual Brasileiro – www.ancine.gov.br/pt-br/timeline.  Lá estão disponíveis cronologicamente informações mais relevantes da história do audiovisual brasileiro, evidenciando o desenvolvimento do cinema no Brasil e servindo como fonte de pesquisa para cinéfilos, estudantes, profissionais da área, produtores independentes e todos os amantes da sétima arte.

A Linha do Tempo começa em 1896, com as primeiras exibições de projeções de cinema no Rio de Janeiro, na Rua do Ouvidor, e segue até 2016, com a indicação de Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, à Palma de Ouro, e Sonia Braga à categoria de Melhor Atriz em Cannes.

Logo no início é possível descobrir porque 19 de junho foi instituído o Dia do Cinema Brasileiro. Data em que foi feita a primeira filmagem no Brasil, pelo imigrante italiano Afonso Segreto, que registrou a entrada da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Era 1898.

Muito bom para se ter uma visão geral e buscar referências para pesquisas mais profundas, mas as informações apresentadas são muitíssimo centradas nas produções e artistas do Rio de Janeiro. Dos cerca de 90 slides, praticamente a metade enfatiza atores, diretores e filmes produzidos no Rio, ainda que alguns deles não tivessem uma abrangência nacional.

www.ancine.gov.br/pt-br/timeline

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.