A animadora e pesquisadora Ana Flavia Marcheti lançou no Catarse a campanha de financiamento coletivo para viabilizar a impressão e lançamento de Trajetória do Cinema de Animação no Brasil, um projeto de livro que celebra os 100 anos dessa arte no Brasil, trazendo um panorama da animação brasileira e entrevistas com os animadores Marcos Magalhães, Kiko Mistrorigo, Paolo Conti, Rosana Urbes e Alê Abreu.

O livro é o primeiro que foca no processo criativo de animadores brasileiros em formato de artbook. O intuito é valorizar a animação nacional e incluí-la no repertório de estudo de nossos artistas e produções.

A coletânea foi concebida a partir de uma linha do tempo, que percorre das charges animadas nos anos 1900 às produções de reconhecimento mundial nos 2000. Toda essa história é contada de maneira leve, precisa e didática em cinco capítulos, destacando os diferentes formatos de exibição, técnica e estética da arte e da indústria de animação nacional.

Foram mais de dois anos de pesquisa para realizar o projeto. Entre análises, entrevistas e projeto gráfico, o livro ganha forma, organizado em cinco capítulos: Origem, Um impulso, Experimentando, Expandindo e Contemporâneos.

Entre as recompensas para os apoiadores (a partir de R$10,00), estão o recebimento do próprio livro (com agradecimento impresso), desenhos originais usados nas animações O Menino e o Mundo, de Alê Abreu e Guida, de Roanda Urbes, além de um boneco do longa Minhocas – O Filme, de Paolo Conti.


Apoie o projeto em

 catarse.me/livro_trajetoria_do_cinema_de_animacao_no_brasil


Veja matéria publicada no site Hypeness:
Linha do tempo comemora os 100 anos da animação brasileira destacando seus melhores artistas, por Camila Garófalo

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.