O animador Sávio Leite lançou no Catarse a campanha de financiamento coletivo para viabilizar a impressão e lançamento de JORGE SANJINÉS Y GRUPO UKAMAU – TEORIA E PRÁTICA DE UM CINEMA JUNTO AO POVO, um projeto de livro que pretende ser um divulgador da cinematografia boliviana através de seu maior cineasta. Uma contribuição para a propagação da cultura latino-americana ao público brasileiro.

Yawar mallku – La sangre del cóndor


O projeto:

JORGE SANJINÉS Y GRUPO UKAMAU
TEORIA E PRÁTICA DE UM CINEMA JUNTO AO POVO

O livro teve sua primeira edição em 1979 e sua segunda edição em 1980. Conta a experiência cinematográfica boliviana e os filmes feitos pelo Grupo Ukamau, tendo Jorge Sanjinés como expoente maior e as bases para um cinema social, revolucionário, anti-imperialista, coletivo e popular.

Jorge Sanjinés nasceu em La Paz, em 1936. Estudou filosofia na Universidade Mayor de San Andrés. Em 1957 estudou cinema no Chile, onde realizou um curta-metragem que foi musicalizado por Violeta Parra. Entre 1958 e 1959 estuda no Instituto Cinematográfico da Universidade Católica no Chile, onde realiza três curtas-metragens. Retorna à Bolívia em 1961. Entre 1965 e 1966, dirige o Instituto Cinematográfico Boliviano.

Sanjinés faz um cinema de denúncia, um cinema a serviço do povo indígena. Suas obras de forte conteúdo político têm sido reconhecidas no mundo todo (Cannes, Veneza, Leipzig, Cuba, etc.). Aos 81 anos continua produzindo. Lançou em 2016 Juana Aazurduy – guerrillera de la patria grande, e mantém o Instituto Ukamau em La Paz.

Contando com o apoio do Grupo Ukamau, a campanha busca recursos para sua diagramação, revisão e publicação. O livro terá 170 páginas, o trabalho de tradução foi feito por Sávio Leite e Lourenço Veloso, respectivamente diretor e programador da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação que viabilizaram uma edição da mostra MUMIA em La Paz, em 2015.

Entre as recompensas para os apoiadores (a partir de R$10,00), estão o agradecimento impresso, DVDs com coletâneas de animações, o livro Maldita Animação Brasileira (saiba mais aqui), além do próprio livro que é objeto da campanha y otros regalitos más…


Apoie o projeto em  catarse.me/sanjines


0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.