De 7 a 17 de março de 2013 aconteceu o Monstra Festival de Animação de Lisboa, que há 13 anos apresenta o melhor do cinema de animação mundial enquanto Arte independente. Este ano o festival teve como países homenageados a Espanha e o Brasil.

Mais de 100 filmes brasileiros foram exibidos em diversas salas da capital portuguesa, incluindo trabalhos que tiveram participação nos festivais de animação brasileiros Anima Mundi, representado por um dos seus diretores, César Coelho, e no MUMIA, que tem coordenação do animador Sávio Leite.

O realizador Wilson Lazaretti também esteve em Lisboa para apresentar seu primeiro longa Uma História Antes de Uma História, em estreia mundial.

Destaque para a obra do artista plástico e animador baiano Chico Liberato, que foi homenageado com uma retrospectiva, incluindo Boi Aruá (que em 2013 completa 30 anos) e seu mais recente longa, Ritos de Passagem, que teve primeira exibição na Europa nesta edição do Festival Monstra.

Monstra Cine São Jorge

No Cine São Jorge acontece grande parte da programação do festival. (Foto: Monstra Festival)

FJ no MONSTRA

Dando um panorama geral da animação brasileira, estúdios e realizadores foram convidados a enviarem os seus filmes para a MONSTRA, o que resultou em três sessões intituladas “Estúdios e Produtores do Brasil”, uma visão abrangente e heterogênea da cinematografia de animação brasileira.

Recebi convite do festival e, como outro representante da Bahia além de Chico Liberato, enviei três trabalhos, que foram exibidos na sala 3 do Cine São Jorge:

  • Dreadlokos (Fausto Junior e Williams Barreto), exibido em 8/março (sexta) na sessão das 18h
  • Aldeia Global (Grupo AÚ), também exibido em 8/março na sessão das 20h
  • Homem Doim (Fausto Junior), exibido no domingo, 10/março, na sessão das 18h

Nesta 13ª edição o MONSTRA teve cerca de 40 mil espectadores em todas as suas atividades. Diversas mostras, oficinas e encontros foram realizados em 16 salas diferentes ao longo da cidade numa média de 35 sessões diárias de cinema durante 10 dias.

Dreadlokos e Aldeia Global na programação do Monstra

Dreadlokos e Aldeia Global na programação do Monstra. (Clique na imagem para ampliar).

 

 

2

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.