Mostra exibe obras fundamentais para a história do cinema

Programação na sala Walter da Silveira inclui filmes em 35 mm de cineastas como Frederico Fellini, Alain Resnais e Orson Welles

Uma mostra que teve a curadoria do professor e pesquisador Hernani Heffner vai apresentar grandes clássicos do cinema em 35 mm e 16 mm na sala Walter da Silveira. Entre os dias 15 e 18 de setembro, serão projetados os filmes “Os Boas Vidas”, de Federico Fellini, “A Mãe”, de Vsevolod Pudovkin, “Aurora”, de Friedrich Murnau, “Othello”, de Orson Welles, “A Regra do Jogo”, de Jean Renoir, “A Guerra Acabou”, de Alain Resnais, “O Massacre da Serra Elétrica”, de Tobe Hooper, além de uma sessão surpresa no último dia da mostra.

O evento, gratuito, é vinculado à oficina “A mutação histórica do cinema”, que será ministrada por Heffner no mesmo período. As aulas acontecem também na Walter da Silveira, entre 13h e 17h, e precedem as sessões que acontecem em dois horários: 17h e 19h. O objetivo é complementar a formação dos participantes da oficina, a partir de obras consideradas fundamentais para entender o processo de transformação do cinema ao longo de mais de 120 anos de existência. As sessões serão abertas para o público em geral, mesmo para quem não vai participar da oficina.

A mostra “Cinema – Obras Fundamentais” é uma realização do Cineclube Glauber Rocha em parceria com a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, com o apoio da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.

Mostra Cinema: Obras Fundamentais – Programação


Segunda-feira, 15/09
17h
A MÃE
, de Vsevolod Pudovkin
Ficção, 89’, URSS, 1926, 35mm
Classificação: 14 anos
Adaptado do romance de Maxim Gorky, o filme narra a história de Niovna-Vlasova, esposa de um ferreiro alcóolotra morto acidentalmente por um militante, amigo de seu filho e a sua participação na investigação policial da morte de seu marido.

 

19h
AURORA
, de Friedrich Murnau
Ficção, 94’, EUA, 1927, 16mm
Classificação: 10 anos
Um homem está passando por uma crise conjugal e com a sua fazenda, e sua mulher sofre silenciosamente com a infidelidade de seu marido enquanto cuida de seu filho. Entretanto, quando o homem começa a se relacionar com uma mulher da cidade, ela tenta convencê-lo a matar a sua esposa.


Terça-feira, 16/09
17h
OTHELLO
, de Orson Welles
Ficção, 90’, EUA, 1952, 35mm
Classificação: 14 anos
Baseado na peça homônima de William Shakespeare, o filme segue Othello, que se casa com a linda Desdêmona, mas, influenciado pelo malvado Iago, logo começa a duvidar da fidelidade de sua esposa.

 

19h
A REGRA DO JOGO, de Jean Renoir
Ficção, 110’, França, 1939, 35mm
Classificação: 10 anos
Em uma adaptação da comédia de Alfred de Musset, “Les Caprices de Marianne”, um baile de máscaras que acontece na casa de campo da alta burguesia francesa é o palco para o desenvolvimento de diversos romances amorosos tanto na alta burguesia como nos empregados da mesma.


Quarta-feira, 17/09
17h
Os BOAS VIDAS, de Federico Fellini
Ficção, 104’, Itália, 1953, 35mm
Classificação: 14 anos
Numa pequena cidade da Itália, cinco jovens amigos são típicos “vitelloni” (inúteis) e vivem uma vida boêmia cheia de bebidas e mulheres. Sem perspectivas de vida, cada um encontra um modo de escapar da monotonia da vida provinciana tentando aproveitar e curtir as aventuras que esse mundo os reserva.

 

19h
A GUERRA ACABOU
, de Alain Resnais
Ficção, 121’, França, 1966, 35mm
Classificação: 14 anos
O líder do Partido Comunista espanhol Diego está voltando para Paris, a cidade onde mora, de uma missão em Madri. Após ser preso na fronteira por usar um passaporte pertencente a outra pessoa e conseguir ser liberado, ele procura por um de seus colegas, Juan, para impedir a sua ida à Madri, onde ele também poderia ser preso pela polícia.



Quinta-feira, 18/09
17h
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA
, de Tobe Hooper
Ficção, 83’, EUA, 1974, 35mm
Classificação: 18 anos
Após a polícia texana dar como encerrado o caso de um massacre de 33 pessoas, a instituição é acusada de conduzir uma investigação errônea e matar o homem errado. Dessa vez, o único sobrevivente fornece o seu depoimento do que aconteceu na noite do massacre.

 

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.