Núcleo de Cinema de Animação de Campinas celebra 40 anos com semana de eventos especiais no SESC Campinas 

Atividades gratuitas acontecem entre os dias 12 e 15 de janeiro, com exibição de mais de 30 obras do Núcleo e até um Estúdio Experimental de Animação.

 

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas completou em 2015 impressionantes 40 anos de atuação, desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação.Para celebrar os 40 anos de existência, em parceria com o SESC Campinas, o Núcleo realiza de 12 a 15 de janeiro uma semana de eventos gratuitos.

Dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas atua com duas linhas de produção de filmes de animação: os filmes autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes desenvolvidos em oficinas. Ao todo, o Núcleo já produziu cerca de 300 filmes, número que o situa como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país. Atualmente, mantém um banco de projetos voltados para as áreas de educação, ecologia e cidadania e segue trabalhando na captação de recursos, com patrocínios, leis de incentivos e concursos para realizá-los. Os 40 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas marcou também a conclusão de seus dois primeiros longas: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, que percorreram diversos festivais nacionais e internacionais.

Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi (1997)

Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi (1997)

Panorama Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no SESC Campinas

A programação especial do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no SESC Campinas começa no dia 12 de janeiro, às 19h30, com a exibição do longa “Café, um dedo de prosa”, seguido por um bate-papo com a equipe de produção.  O filme conta de modo leve e bem humorado a história do café, e mostra sua importância na história do Brasil. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, o que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Dia 13, às 19h30, a sessão “Como nascem os filmes” terá a exibição de curtas metragens que revelam a história do Núcleo, com comentários dos diretores sobre o processo de criação. De Wilson Lazaretti serão exibidos o documentário “Sem Título”, e os curtas “Moda da Pinga”, “Todos devemos amar” e “Quem sabe”. Maurício Squarisi apresenta “No Céu como na Terra”, “Molecagem” e “O Burrico e o Bem-Te-Vi”. Também serão exibidos os filmes: “Um ponto preto fora do tinteiro”, de João Proteti; “IV Mundo”, de Lúcia Sperber; “Aconteceu um dia”, de Heloisa Alvin, “O Copo quebrado”, de Maurício Comuni; “O Pintinho Piu-Piu”, de Mônica Maria de Oliveira; “A Cidade”, realizado por 80 crianças; “Animando o Pantanal”, por crianças pantaneiras de Poconé/MT; “Çuikiri”, por 35 crianças indígenas e “Poema em Amarelo”,  de Luiz Gonzaga de Sampaio Abreu.

O evento conta também com atividades práticas, como a sessão “Estúdio Experimental”, no dia 14, às 19h. Um estúdio montado com mesas-de-luz, bancada de recortes, mesa de sombra chinesa e areia ficará à disposição do público, mediante inscrição, para criação de ciclos animados. No espaço, também ficarão disponíveis rolos de película cinematográfica de 16mm e 35mm, sequências de desenhos originais e outros materiais de animação.

Para finalizar as atividades, no dia 15, às 19h30, a sessão “Animação e educação” exibe curtas-metragens produzidos pelo Núcleo, com temas ligados à educação, e filmes realizados com educadores e alunos de escolas públicas. Após a apresentação de cada filme, os diretores comentam o processo de criação. Serão exibidos os curtas: “Um novo começo”, ”A gota borralheira”, “1500”, “Cuidando, Dá Linha”, “A Lição”, “A velha a fiar”, “A sombra misteriosa”, “A princesinha do Maranhão”, “Raspa Tacho”, “Bacuri”, “Acesa 10 anos”, “A convenção dos animais”, “Jujiquinha”, “Meeiros da reforma” e “Vale das lembranças”.

Veja matéria no Correio Popular

Serviço
Panorama Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no SESC Campinas

Agenda de eventos gratuitos:
12/01 – 19h30 – “Sessão: Café, animação e prosa”
13/01 – 19h30 – “Sessão: Como nascem os filmes”
14/01 – 19h – “Sessão: Estúdio experimental”
15/01 – 19h30 – “Sessão: Animação e Educação”

Local: SESC Campinas
Rua Dom José I, 270- Bairro Bonfim – Campinas/SP

nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com.br
facebook.com/nucleodecinemadeanimacaodecampinas

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.