Com grandes nomes do audiovisual,
o Nordestelab acontece de hoje a sexta-feira

Evento tem entrada gratuita e traz extensa programação
voltada para diversas áreas do mercado

Publicado no jornal A Tarde, 30.maio.2017

DA REDAÇÃO

Quatro dias de discussões, pesquisa e articulação com agentes nacionais e internacionais do setor do audiovisual estão entre os destaques da terceira edição do Nordestlab. A plataforma de encontros, que visa o fortalecimento de redes, comercialização de produtos nordestinos, ações de formação e qualificação, além da promoção de intercâmbios culturais, estimulo à inovação e entrada de novos profissionais acontece de hoje até sexta-feira.

A abertura será às 18h30, no Teatro do Irdeb, com a mesa Conexões Emergentes: um Olhar Sobre o Audiovisual Latino-americano, formada por Luiz González  Zaffaroni (diretor executivo Doc/Montevideo), Maria Nuñez (coordenadora do Primer Corte/Ventana Sur e assessora internacional INCAA) e Gonzalo Castellanos (Proimágenes – Bogotá Audiovisual Market). A mediação será de Mauro Garcia da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e os debatedores, que também são curadores do NordesteLab 2017 serão Pola Ribeiro (TemDendê/ Salvador) e Chico Ribeiro (REC Produtores Associados/ Recife). A entrada franca, mediante a lotação do teatro.

O evento terá transmissão ao vivo pela internet através do facebook (facebook.com/tvebahia),  canal do youtube (youtube.com/tvebahia) e pelo Portal irdeb.ba.gov.br

Realização do Laboratório Audiovisual, o encontro tem extensa programação (que terá sede no Teatro do Goethe Institut – Icba, no Corredor da Vitória) voltada para diversas abordagens do mercado e traz atividades que apontam as principais tendências do audiovisual, oportunidade de negócios com mais de 35 players (representantes de canais de televisão, programadoras e distribuidoras), pitching, apresentação de cases nacionais e internacionais, master classes com importantes nomes do cinema e da televisão, entre outras atividades.

Internacional
Nomes de destaque compõem o evento, entre eles o do diretor de cinema Abderrahmane Sissako, considerado um dos mais ativos e conhecidos cineastas da África e indicado ao Oscar em 2015 na categoria Melhor Filme Estrangeiro por Timbuktu.

Ele participa do painel Cinema Negro, que será realizado no Icba, às 14h30 de sexta. Entre as abordagens se destacam a promoção da identidade e da cultura negra sob a ótica de cineastas e produtores negros.

Com credenciamento gratuito, de amanhã até sexta-feira, os painéis, pitchings, apresentações de cases e master classes se concentram no Icba. Na grade temas como Mulheres no Audiovisual – em Busca da Paridade de Gênero, Conexões emergentes: programas de fomento à internacionalização do audiovisual brasileiro, Gestão de
Direitos patrimoniais no audiovisual, Horizontes do Mercado – Distribuição, Intercâmbios Profissionais – Case Internacional, Festivais, salas de cinema e as estratégias de Distribuição, além de Audiovisual e  acessibilidade: desafios e horizontes, Desenvolvimento de obras audiovisuais: projetos e políticas.

Uma das atividades voltada para produtoras independentes mais concorridas do evento é a Rodada de Negócios. Segundo foi auferido pelo Sebrae-BA, as rodadas chegaram a somar 2.800 milhões em negócios com produtoras regionais em 2016, sendo que na primeira edição (2015) o montante em negócios gerados foi de 2 milhões.

A programação do Nordestlab está disponível no site www.labaudiovisual.com.br/2017.

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.