Lançado em 2014 no circuito comercial, só agora consegui assistir ao ótimo documentário O Mercado de Notícias, escrito e dirigido pelo cineasta gaúcho Jorge Furtado, produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre.

O filme utiliza depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros, discutindo temas como a prática e o futuro da profissão, a manipulação de notícias, a relação com as fontes, financiamento público, os jogos de interesse políticos ou comercias. Durante as pesquisas sobre o início do jornalismo como profissão, no século XVII, Furtado descobriu o texto da peça O Mercado de Notícias, escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson em 1625, contemporâneo de Shakespeare. O próprio Jorge Furtado fez esta primeira tradução do texto para o português (em parceria com Liziane Kugland) e então montou a encenação da peça especialmente para o filme. Trechos da comédia de Jonson (atualíssima após mais de três séculos) são intercaladas aos depoimentos dos jornalistas. O vídeo completo da peça, em cinco atos, está disponível no site www.omercadodenoticias.com.br

Nelson Diniz (Trombone, chefe da agência de notícias) (Foto: Fábio Rebelo)

Nelson Diniz (Trombone, chefe da agência de notícias) (Foto: Fábio Rebelo)

 

O SITE
Desde o início a realização do site faz parte do projeto do filme. Não apenas com objetivo de divulgação, mas de disponibilizar material complementar utilizado na pesquisa e produção do filme, como textos sobre a origem do jornalismo, sobre o dramaturgo Ben Jonson, sobre jornalismo atual, links, referências bibliográficas, além de famosas “barrigas” (matéria com informações falsas ou erradas) do jornalismo brasileiro. Algumas foram analisadas no filme (como a bolinha de papel em José Serra e o quadro de Picasso no INSS), abrindo espaço para se discutir até que ponto são resultado da falta de apuração devido ao prazo de entrega ou totalmente intencionais. Sem dúvida é um material obrigatório para estudantes de jornalismo ou por quem se interessa pelo tema.

Mergulhados em Facebooks, Whats Apps, Twitters, Snapchats, vivemos um momento de transição, onde todos nos tornamos emissores e receptores, bombardeando e sendo bombardeados por informações. Neste cenário, o filme, a peça e o material disponível no site merecem ser vistos e consultados por todos os que consomem notícias e sentem um mínimo de curiosidade sobre como funciona este mercado.

www.omercadodenoticias.com.br – No website estão disponíveis vídeos com entrevistas completas com os jornalistas, textos e a encenação completa da peça teatral O Mercado de Notícias, de Ben Jonson.

 

Jornalistas entrevistados: Janio de Freitas, Mino Carta, José Roberto Toledo, Fernando Rodrigues, Bob Fernandes, Cristiana Lobo, Geneton Moraes Neto, Leandro Fortes, Luis Nassif, Maurício Dias, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata Lo Prete.


MDN na mídia:

Jornal A Tarde – 7 ago 2014
O jornalista e crítico de cinema Adalberto Meireles entrevista o cineasta Jorge Furtado.
“Agora é que se precisa mais de jornalistas” (PDF, pag1), (PDF, pag 2)

Observatório da Imprensa – entrevista
O jornalismo e o mercado de notícias
por Norma Couri em 19/08/2014 na edição 812

Adoro Cinema
O Mercado de Notícias: Jornalismo em tempos de cólera
por Lucas Salgado

Veja mais artigos sobre o filme
www.omercadodenoticias.com.br/o-projeto/#mdn-na-midia

 

Filme completo. Segue o link para comprar o DVD – R$35,00 (em 11 set 2016)

Filme completo no Youtube:

1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.