1º CICLO BAIANO DE FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL
O Conselho de Comunicação Social da Bahia promove de 21 de Novembro a 18 de Dezembro, nas dependências da DIMAS – Diretoria de Imagem do estado, o Iº CICLO BAIANO DE FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL que tem como objetivo, apoiar a produção audiovisual independente, através do fornecimento gratuito de cursos e oficinas de aprimoramento profissional e artístico aos técnicos e realizadores audiovisuais, estimulando o meio profissional, difundindo e utilizando, desse modo, a tecnologia audiovisual no estado da Bahia.
O diagnóstico realizado no Setor Audiovisual do Estado da Bahia fez revelar que apesar de atuante, a produção deste segmento econômico-cultural na Bahia se apresenta extremamente carente de meios para sua operacionalização. Dessa forma, quando se propõem soluções para fomentar o setor, desenvolvendo-se e consolidando-se a atividade audiovisual, faz-se necessário o atendimento às demandas apresentadas, as quais, de forma resumida, configuram a realidade local, subdividida em áreas distintas, a saber: Área de Produção Audiovisual, Área de Exibição/Distribuição Audiovisual e Área de Formação.
A partir de ações sugeridas pela Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC-BA) em reuniões da Subcomissão de Audiovisual do Conselho de Comunicação da Bahia e aprovadas em plenária do referido conselho, fazemos esta proposta, assinalando a relevância do investimento na Área de Formação para tornar o segmento mais competitivo diante do cenário nacional, quando as ações devem ser direcionadas à capacitação de profissionais da base da cadeia produtiva, tais como: motion designers, editores, roteiristas, animadores, produtores, técnicos de áudio e vídeo, etc., mas também para promover as mudanças de posicionamento do mercado diante das novas possibilidades de distribuição e comercialização de produtos, ao tempo em que produtores executivos, captadores de recursos, planejadores de conteúdo, dentre outros profissionais, também necessitam de treinamento para adequação a uma nova realidade que se delineia.
1º CICLO BAIANO DE FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL
DE 21 DE NOVEMBRO A 18 DE DEZEMBRO DE 2013.
Local: DIMAS e Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris

INSCRIÇÕES

no blog da APC Bahia          Veja nota no site da Secom-Ba

Email contato - sueidekinte@gmail.com e apcbaoficinas2013@gmail.com

 

CRONOGRAMA
1. Roteiro Para Cinema – 40 horas – 20 vagas – Para roteiristas e interessados em cine-dramaturgia. Instrutor: Geraldo Moraes.
Data: 21, 22,23, 25, 26, 27, 28 e 29 de novembro (das 18 às 22 h) e 30 de novembro (das 14 às 22 h)
Local: Sala de Multiuso da DIMAS – Barris.
2. Documentário – 16 horas – 20 vagas – Público Alvo: Roteiristas, pesquisadores, documentaristas e demais interessados iniciados na temática do documentário. Instrutor: Evaldo Mocarzel.
Data: 21 e 22 de novembro (das 14 às 18 h) e dia 23 de novembro (das 8 às 12 h e das 14 às 18h)
Local: Sala de Multiuso da DIMAS – Barris.
3. Motion Design – 32 horas – 15 vagas para profissionais do setor de animação: desenhistas, coloristas, motion designers, ilustradores com experiência comprovada na área. Instrutor: Claudio Guido.
Data: 23, 25, 26 e 27 de novembro – das 8 às 12h e das 14 às 18h
Local: Sala 07 da Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris.
4. Captação de Áudio – Som Direto – 20 horas – 20 vagas – Pessoas com conhecimentos básicos em áudio. Instrutor: Napoleão Cunha.
Data: 25, 26, 27,28 e 29 de novembro das 8 às 12 h
Local: Sala de Multiuso da DIMAS – Barris
5. Finalização de Áudio – 25 horas – 10 vagas – Publico-alvo: profissionais que desejam se aprimorar na profissão de pós-produção de audio. Instrutor: Edilton Brito
Data: 25, 26, 27, 28 e 29 de novembro (das 18 às 22 h) e 30 de novembro (das 8 às 12 h)
Local: Sala de Multiuso da DIMAS – Barris.
6. Direção para Cinema – 40 horas – 20 vagas – Para assistentes de direção e demais interessados com alguma experiência em direção audiovisual. Instrutor: Geraldo Moraes.
Data: 02, 03, 04, 05, 06 de dezembro (das 18 às 22 h), 07 de dezembro (das 14 às 22 h) e 09, 10,11 de dezembro (das 18 às 22 h)
Local: Sala de Multiuso da DIMAS – Barris
7. Desenvolvimento de Projetos e Prática de Pitching para Cinema e TV (FSA) – 40 horas – 20 vagas – Publico alvo: Produtores audiovisuais baianos. Instrutor: Victor Lopes.
Primeira Etapa:
Data: 02 e 03 de dezembro – das 8 às 12h e das 14 às 18h
Local: Na Sala 10 da Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris.
Segunda Etapa
Data: 16,17 e 18 de dezembro – das 8 às 12h e das 14 às 18h
Local: Sala de Multiuso da DIMAS – Barris
8. Correção de Cor – 32 horas – 10 vagas para profissionais de audiovisual, editores de vídeo, finalizadores, motion designers, filmakers, diretores de fotografia, que queiram aprender/aperfeiçoar a correção de cor em vídeo de forma profissional, criativa e prática. . Instrutor: Eliezer Jairo
Data: 02, 03,04 e 05 de dezembro – das 8 às 12h e das 14 às 18h
Local: Sala de Multiuso da DIMAS – Barris.
9. Toon Boom – 32 horas – 15 vagas para profissionais do setor de animação: desenhistas, coloristas, motion designers, ilustradores com experiência comprovada na área. Instrutor: Claudio Guido.
Data: 09, 10,11 e 12 de dezembro – das 8 às 12h e das 14 às 18h
Local: Sala 07 da Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris.
10. Leis de Incentivo para o Audiovisual – 16 horas – 30 pessoas – Publico alvo: Produtores audiovisuais baianos. Instrutor: Marcelo Ikeda.
Data: 14 e 15 de dezembro (das 8 às 12 h e das 14 às 18h)
Local: Sala de Multiuso da DIMAS – Barris.
Critério de seleção: 
Experiência comprovada através do envio de currículo e de uma breve descrição da sua experiência profissional no segmento audiovisual com as motivações que o levam a participar da oficina ou curso do seu interesse.

A Comissão de Seleção do 1º CBFA será composta pelo coordenador pedagógico das oficinas, pelo instrutor de cada oficina e por profissional da área audiovisual indicado pela subcomissão do audiovisual do Conselho de Comunicação do Estado da Bahia.

 

Email contato - sueidekinte@gmail.com e apcbaoficinas2013@gmail.com

18
  1. Isso tá fedendo a “pexada” (ou melhor, muqueca de barbeiro) para tomar dinheiro do governo…

  2. Pingback:Oficina de Toon Boom

  3. Bom dia, alguém tem informações da seleção. Consegui fazer a inscrição, mas não sei se fui aceito. Gostaria de participar de mais de um curso… Com quem podemos falar? Existe um telefone de contato…

  4. Nelson Cerino on

    A oficina em que me inscrevi, documentário, está previsto para comecar hoje. Mas não recebi nenhum comunicado se fui ou nao selecionado e nem vi onde comunicaram quem foi selecionado.
    Como é isso?

  5. Márcia Nunes on

    Prezado Fausto,
    gostaria de saber onde se encontram disponibilizados os resumos dos currículos dos respectivos instrutores e demais organizadores, coordenador pedagógico das oficinas, e profissional da área audiovisual indicado pela subcomissão do audiovisual do Conselho de Comunicação.
    Agradeço a atenção,
    abraço,
    M.Nunes.

    • FaustoJunior on

      Oi, Márcia.
      O único material que vi foi esse que aí está. Vi no Face e resolvi colocar aqui. Não faço parte da organização das oficinas.
      té +
      FJ

  6. thomas magno on

    infelizmente, nao esta mas disponivel helpppppppppp :(

    • FaustoJunior on

      Acabei de ver a galera comentando no Face. Essa ferramenta do google deve ter atingido algum limite. Já era pra ter alguma coisa no site da Secom. Mas logo logo devem resolver isso.

  7. Nelson Cerino on

    Até o momento, 17|11, ainda não publicaram nada sobre o assunto.

  8. Não tem nem um link para inscrição no site da SECOM-BA

  9. Não tem nada no site da SECOM. Gostaria de me inscrever. Posso me inscrever em mais de uma oficina?

  10. FaustoJunior on

    Até o momento, 15/11 às 19:23h ainda não vimos nenhuma referência às oficinas no site da Secom-BA.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>