.

Acaba de ser finalizado um novo filme autoral de Fausto Junior. Um curtíssima metragem de 3’30 min intitulado ONDE TEM ÍNDIO TEM FLORESTA.

Adotando uma linguagem que flerta com a videoarte, o filme utiliza imagens de diversas fontes mescladas a animações simples. Sobreposições, cores saturadas e divisões de tela sob um ritmo marcante de cantos indígenas compõem um painel que ressalta a forte relação dos povos originários com a preservação das matas.

No início há uma frase do povo Guarani-Mbya (em sua própria língua) que resume o modo como os povos indígenas se relacionam com o local onde vivem:
Yvy rupa py jaiko kuaa (sabemos estar na terra).

.


FESTIVAIS
Recém-finalizado, ainda sem exibição pública, o curta já tem sua primeira participação garantida em festivais. Foi selecionado para o Cine Luso Espírito Mundo, que acontece em outubro em Bruxelas, na Bélgica. Em sua terceira edição, este ano o festival traz como tema questões sobre o meio-ambiente.

A exibição de ONDE TEM ÍNDIO TEM FLORESTA está programada para o dia 25/out na Maison du Peuple de Saint-Gilles. Veja a programação completa em www.espiritomundo.com/films-2019


.

Em novembro o filme participa da sessão de abertura do GeoFilmFestival, em Cittadella, na província de Padova (Pádua), na Itália.

Foram mais de 500 inscrições com obras de 70 países tendo como tema questões sobre o meio-ambiente. Cittadella é uma cidade murada construída em 1220. Fazendo parte das comemorações pelos 800 anos, esta 3ª edição do Geofilm Festival terá sua abertura em 21/nov/2019, no Cinecentrum Cinematographic Hall. As exibições prosseguirão ao longo de um ano, uma vez por mês, no Auditorium Torre di Malta, até que em 21/nov/2020 acontecerá o encerramento com a festa de premiação.


ONDE TEM ÍNDIO TEM FLORESTA
Direção: Fausto Junior
EXP | 3’30 min | Digital | 2019 | BA, Brasil
Sinopse: Povos indígenas cantam para os espíritos da floresta.

0