O programa de animação Toonz, utilizado pelo Studio Ghibli para produzir filmes como A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado, foi lançado no dia 26 de março em sua versão gratuita, em forma de código aberto, com o nome OpenToonz.

A empresa de tecnologia Dwango comprou os direitos do software criado pela Digital Video, com sede em Roma. Em um comunicado, a Dwango informou que o objetivo é incentivar o campo de pesquisa na área e fortalecer a comunicação entre pesquisadores e a indústria da animação.

opentoonz-logo

O OpenToonz (opentoonz.github.io/e), que pode ser utilizado de forma gratuita tanto para uso particular quanto comercial, traz ferramentas novas além das funções de aplicação de cores e composição digital originais, baseadas na tecnologia de inteligência artificial e sistema de plug-in que permite ao usuário criar seus próprios efeitos originais. Está incluida também a ferramenta de escaneamento GTS, especializada em animação, que foi desenvolvida pelo Studio Ghibli, que tem como um de seus fundadores o mestre Hayao Miyazaki.

opentoonz-1

Área de trabalho do OpenToonz com linha de tempo vertical (como na animação tradicional).

.

O diretor administrativo da Digital Video, Claudio Mattei, declarou que irá criar aulas de treinamento para a customização do software. “O contrato com a Dwango, que oferece a plataforma aberta do Toonz para o mundo da animação, permitiu-nos realizar uma de nossas estratégias: transformar o Toonz em um padrão de animação em 2D”, disse ele no comunicado à imprensa.

opentoonz-2

Logo após o lançamento, realizado em Tóquio, durante o AnimeJapan, começaram a surgir na internet diversos videotutoriais e conteúdos em grupos de discussão para quem quiser começar a se familiarizar com o OpenToonz. No site oficial o manual básico, por enquanto, está disponível apenas em japonês (mas nos fóruns já é possível encontrar traduções em outras línguas).

Seguem alguns links:

 

OpenToonz – site oficial

Fórum de usuários do OpenToonz

Videotutorial em português, por Jefferson Nascimento (postado apenas dois dias após o lançamento, este tutorial é um dos mais completos até o momento, apesar do próprio Jefferson admitir que precisa estudar mais profundamente o programa).

 

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.