ABCV

Webdesign . Texto . Produção Gráfica
De 2005 a 2011 atuei como Diretor e Comunicação da ABCV/ ABD-Bahia – Associação Baiana de Cinema e Vídeo (na primeira gestão, 2005/2007, como suplente, mas não menos atuante).
Após participar de reuniões semanais, às quartas, e sem ter encontrado muitas informações sobre a associação na internet, me ofereci para fazer o website da ABCV. O então presidente, José Araripe Jr me disse que o irmão dele, Talvã Cavalcante, tinha feito um layout. A partir daí desenvolvi em HTML e, no aniversário da ABCV, em 11 de setembro de 2005, durante a 32ª Jornada de Cinema, no auditório 2 de Julho do Hotel da Bahia, fizemos o lançamento do site.
Encontro ABCV/ABD-Ba durante a 32ª Jornada de Cinema da Bahia. 11 set 2005 - Hotel da Bahia

Encontro ABCV/ABD-Ba durante a 32ª Jornada de Cinema da Bahia. 11 set 2005 – Hotel da Bahia

De 2005 a 2008 escrevi semanalmente um resumo das reuniões, que eram publicadas no site e nas listas de discussão (em especial a CineBa, através da qual tomei conhecimento da ABCV). No site (e posteriormente no blog) também eram publicadas diversas notícias sobre cinema e audiovisual na Bahia: participações e premiações de baianos em festivais, eventos, lançamentos de filmes, cursos e oficinas, programação das Quartas Baianas…  Sem divulgação em jornais e revistas, e apenas com colocações no Google e listas de discussão, tínhamos cerca de 200 visitas diárias.
Além de atualização do site, tinha também como tarefa responder a inúmeros e-mails e preparar as carteiras para associados, que davam direito a meia-entrada em alguns cinemas com quem tínhamos parceria.
Em 2007, a partir de proposta e com parceria do músico e cineasta Jorge Alfredo, desenvolvi o site Novíssima Onda Baiana, que funcionava como um encarte do site da ABCV, e apresentava informações como fichas técnicas, fotos, artigos sobre filmes baianos produzidos a partir dos anos 90.
Na ABCV conhecí e pude trabalhar junto com galera que produz cinema e audiovisual na Bahia – Solange Lima, Sofia Federico, Lula Oliveira, Mateus Damasceno, Joel de Almeida, Elson Rosário.
Foi um período muito rico de trabalho voluntário, de militância. Muitas vezes desgastante, mas que valeu muito a pena.

abcv1 abcv4 abcv5