CULTO AOS CABOCLOS

Fotos | Vídeos
Registro fotográfico e de depoimentos em vídeo para o Inventário Digital Culto aos Caboclos na Bahia. Realização do ITJ – Instituto Tribos Jovens, financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT / Centro de Culturas Populares Identitárias – CCPI, que tem como objetivo preservar, afirmar e fortalecer a diversidade cultural.
Nos meses de março e abril/2015 fiz parte da equipe que realizou o inventário percorrendo quatro terreiros de caboclos na Bahia, dois em Salvador, um em Lauro de Freitas e em Cachoeira, mais precisamente no quilombo Kaonge, no Vale do Iguape.

 

fotos | vídeos: Fausto Junior
sistematização e organização de texto:
Antônio Cosme, Iane Petrovich, Josenete Cardeal, Ludmila Bastos, Vanda Machado.
produção textual: Vanda Machado
diagramação: Ludmila Bastos
ano: 2015

 

TERREIRO ILÊ OMORODÉ ORIXÁ N’LÁ
Localizado em Lauro de Freitas, sob coordenação do Babalorixá Augusto Cesar.


 

TERREIRO 21 ALDEIA DE MAR E TERRA
Situado no quilombo Kaonge, no Vale do Iguape, Cachoeira. Comunidade organizada em torno da matriarca Juvani Nery. Seu filho, Ananias Nery, coordena o Projeto Cidadania Quilombola, que congrega 14 comunidades quilombolas da região para produção de azeite de dendê, ostras,  além do artesanato de cestaria e adorno.
Veja vídeo em que Ananias fala sobre o histórico dos quilombos na região do Vale do Iguape.


 

TERREIRO MOKAMBO ONZÓ NGUZO ZA NKISI DANDALUNDA YE TEMPO
Situado em Salvador. e organizado pelo Taata Anselmo, o terreiro oferece ao público o Memorial Kisimbiê – Águas do Saber, que, além da biblioteca e do acervo digital, possui imagens, mapas e exposição de roupas e objetos rituais que contam a história do terreiro a partir do continente africano.
Mais informações no site terreiromokambo.org.br


 

CENTRO DE CABOCLO SULTÃO DAS MATAS
Localizado em Salvador, sob orientação da Doné Conceição.