PROGRAMA QUADRO A QUADRO

Direção de Arte | Design Gráfico | Edição | Proponente
Clip com cenas do programa e da gravação do piloto para a TV Quadro a Quadro. Uma série voltada para o público juvenil e que apresenta reportagens e entrevistas sobre animação.
Edição do clip: Fausto Junior
26 min | Vídeo Digital SD | 2011 | Brasil

 

Em 2008, junto com Caó Cruz Alves, Marcelo Vitz e equipe que foi se juntando ao projeto, participei de um edital de apoio a programas-piloto para TV promovido pelo governo do estado da Bahia.

Tínhamos como proposta o Programa Quadro a Quadro, direcionado a um público juvenil, com reportagens, entrevistas e outras matérias sobre animação. A referência mais próxima era o programa Animania, exibido na TV Brasil e sob direção artística de Quiá Rodrigues. Era só uma referência. Teríamos nossas particularidades – e o fato de ser produzido na Bahia já era por si só uma particularidade e tanto.

Assinei como proponente e também como diretor de arte. Um ano depois, no final de 2009, estávamos entre os cinco selecionados e assinávamos contrato para a produção do programa. Reunimos a equipe, recebemos a 1ª parcela e demos início à pré-produção, que incluiu testes para a escolha do casal de apresentadores.

qaq-2b qaq-3b

 

Durante o verão de 2010 preparamos figurino, equipamentos, serviços, completamos a equipe, ensaiamos os apresentadores, afinamos roteiro, etc e em um fim de semana de março realizamos as gravações em estúdio. Tivemos problemas, passamos por situações delicadas e também por um momento de aflição (por conta da burocracia). Por pouco não tivemos que parar tudo, já que a 2ª parcela (com recursos para pagar equipe técnica, aluguel de equipamentos, serviços para os dias de gravação) não tinham sido liberados até então (o que só viria a acontecer quase 3 meses depois). Esta é uma história à parte.

O importante é que esta etapa tinha sido vencida. Começamos a ver, anotar e estudar o material gravado (todo em chroma-key). Quando a 2ª parcela foi finalmente liberada e pagamos as dívidas, os possíveis editores especialistas) já estavam trabalhando nas campanhas eleitorais. Assim, assumi a edição também, além de continuar preparando as prestações de contas, ver e rever contabilidade. Não foi moleza não. Ao longo do ano Marcelo Vitz nos passava mais algumas vinhetas animadas com o mascote que ele desenhou, nosso produtor executivo, Chico Argueiro, nos dava suporte e eu seguia na edição junto com Caó – 1º corte, 2º corte, 3º corte, ajustes, correções…

Em meados de 2011 entregamos todo o material finalizado e também a última prestação de contas.

qaq-6b

AVALIAÇÃO
A maioria da equipe tinha pouca ou nenhuma experiência de trabalho em TV (eu era um deles). Na verdade esta foi uma ótima oportunidade para aprender como fazer (e mais ainda como NÃO fazer) um programa televisivo. Para transformar este programa em série, quase tudo teria que ser mudado. Aliás, é para isso mesmo que serve um programa-piloto: identificar o que funciona e o que não funciona. 

Agradecemos o apoio do IRDEB, particularmente a Rita Gorette, que nos ajudou muito a atravessar o mar de papeladas, cláusulas, requerimentos, rubricas. Lidar com a máquina burocrática do estado chega a ser traumático, ainda mais em um meio que exige agilidade e onde as mudanças acontecem rapidamente.

O programa permanece engavetado, mas a chama do Quadro a Quadro ainda queima…

 

Direção Geral
Direção de Arte
Direção de Animação
Roteiro
Direção de Fotografia
Apresentador
Apresentadora
Convidado Especial
Direção de Elenco
Trilha Sonora Musical
Produção Executiva
Consultoria Pedagógica
Estagiária
Edição
.
Câmeras

Caó Cruz Alves
Fausto Junior
Marcelo Vitz
Jean Lima
Mush Emmons
Felipe Miranda
Raissa Fernandes
José Vieira
Deusi de Magalhães
Alex Alves
Chico Argueiro
Gisela Tapioca
Mariá Scárdua
Caó Cruz Alves
Fausto Junior
Fúvio Razoni
Mush Emmons
Xeno Veloso

programa realizado através de apoio institucional de:
Governo do Estado da Bahia
Secretaria de Cultura
Secretaria da Fazenda
Fundo de Cultura da Bahia – FCBA
Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB
TVE da Bahia

realização
FJ Vídeo
Studio Caó
TVE