TIM – TORCEDOR SEM FRONTEIRAS

Vídeo
Ano: 2011/ 2012
Narração: Bruno Félix
Imagens: Fausto Junior
Edição do clip: Fausto Junior
No final da temporada de 2011 a MB Press, agência de conteúdo para quem eu cobria os jogos da Série A em Salvador, me propôs uma nova tarefa, acompanhar os treinos da dupla BA-VI. O material iria para o recém-criado site Torcedor Sem Fronteiras, da operadora TIM, um dos patrocinadores de Bahia e Vitória. Ao longo de um ano e três meses compareci semanalmente ao Fazendão e ao Barradão, pegando imagens dos treinos e entrevistas coletivas. E então mandava os arquivos via internet para a equipe em São Paulo que iria cuidar da edição e publicação.
O mundo do futebol tem suas regras e seus rituais. Existe uma rotina avassaladora de treinos físicos, treinos com bola, treinos táticos, treinos coletivos, jogos, cuidados médicos, treinos, treinos…  Neste espetáculo os atores mudam constantemente, mas o roteiro é quase sempre o mesmo. Jogadores e treinadores que chegam, que saem, que voltam e outra vez vão embora. Basicamente as mesmas equipes de reportagem estão sempre lá nos CTs tentando descobrir qual será a escalação para o próximo jogo. Os jornalistas fazem um grande esforço para, num prazo apertado, darem as mesmas notícias de modo diferente. Re-inventar o clichê. É praticamente um mundo à parte, ambientado em locais arborizados e protegido dos olhos da plebe. E, claro, um mundo regado por muuuito dinheiro.
Como costumo fazer, ao longo do tempo fui arquivando diversas imagens dos treinos , não apenas para acervo pessoal, mas também para utilizar na produção de algum vídeo autoral (o que não demorou a acontecer). Neste mesmo ano realizei o curta No Mundo da Bola, onde aproveitei para experimentar a técnica tilt-shift, que dá aos cenários e objetos a impressão de serem miniaturas. Confira o vídeo aqui.