Ibermedia lança programa de apoio à formação de profissionais do audiovisual

Parceria será com instituições de ensino, empresas privadas e associações

O Programa Ibermedia lançou uma nova forma de Apoio para Programas de Treinamento voltada para profissionais da indústria audiovisual ibero-americana (América Latina, Espanha e Portugal), e para os profissionais italianos. O Programa Ibermedia tem como objetivos: incentivar a educação continuada para profissionais de gestão de negócios audiovisuais; promover o uso e desenvolvimento de novas tecnologias, e promover a cooperação e troca de conhecimento entre o setor.

Essa modalidade de apoio é voltada para Programas de Treinamento realizados por entidades cadastradas em um dos países membros da Ibermedia, que através de um determinado número de bolsas cumprem seu objetivo de promover a formação continuada de profissionais da indústria na Ibero-América e na Itália.

 

Os candidatos aptos a receber tal ajuda devem pertencer a uma das seguintes categorias:
• Escolas de cinema e / ou televisão

• Universidades

• Centros de formação profissional especializada

• Empresas privadas pertencentes à indústria audiovisual

• Organizações / associações profissionais pertencentes à indústria audiovisual

• AS TVs podem ser parceiras, mas não candidatas.

• Candidatos enviados por pessoas físicas não serão admitidos.

 

Da mesma forma, são condições também para a seleção:
• Os programas de treinamento devem ser acessíveis a profissionais de todos os países ibero-americanos e da Itália.

• Os programas de formação devem ser executados obrigatoriamente ao longo do ano seguinte em que o auxílio foi concedido.

• A entidade que solicita assistência financeira da Ibermedia deve assegurar que a maioria dos participantes na atividade de formação que recebe as bolsas Ibermedia são de nacionalidade diferente da entidade candidata e, na medida do possível, que tenham representação regional na distribuição de bolsas de estudo ( para que haja diversidade de origem dos países ibero-americanos e da Itália), sem prejuízo dos padrões de qualidade estabelecidos na seleção dos participantes.

As iniciativas de treinamento devem abordar um dos seguintes tópicos:
a) Gestão econômica, comercial e jurídica de uma perspectiva ibero-americana (promoção e marketing, marketing e publicidade, vendas e distribuição, produção criativa, direitos de propriedade intelectual, gestão jurídica e financeira).

b) Desenvolvimento de projetos. Avaliação de projetos de produção, promoção e comercialização de casos específicos, através de assessoria e assistência profissional prática.

c) patrimônio cinematográfico. Treinamento em conservação, preservação e disseminação, especialmente relacionado ao uso de novas tecnologias.

d) Novas mídias e novas tecnologias. Formação e vinculação de programas para profissionais emergentes com a indústria audiovisual, no campo das técnicas de escrita de roteiros e novas tecnologias.

Confira aqui o edital.

As inscrições podem ser feitas por este formulario.

 

Origem e Estados-Membros
O Fundo Ibero-americano de Ajuda Ibermedia foi criado em novembro de 1997 com base nas decisões adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Margarita, Venezuela, sobre a execução de um programa de treinamento para profissionais da indústria audiovisual ibero-americana e italiana.

O Programa faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas da Ibero-América (CAACI).

A Ibermedia, através de suas convocatórias, pretende promover em seus Estados membros, através de ajuda financeira, a criação de um espaço audiovisual ibero-americano ao qual a Itália se une.

O Fundo Ibermedia está atualmente ratificado por vinte países, membros e observadores da CAACI, e um país convidado: Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, Itália (país convidado), México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Fonte: www.ancine.gov.br/pt-br/sala-imprensa/noticias/ibermedia-lan-programa-de-apoio-forma-o-de-profissionais-do-audiovisual

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.