Mais fortes são os poderes do povo! Não sei, só sei que foi assim.

Quem gosta de usar frases de filmes para ilustrar uma palestra, um artigo ou mesmo fazer citação em roteiro tem uma ferramenta à disposição: o QuoDB, um buscador que possui um banco de dados formado por milhares de arquivos de legendas (SRT) de filmes e séries de TV e que podem ser encontradas a partir de uma palavra.

O site possui uma interface fácil de utilizar, visualmente é bem simples e os comandos muito intuitivos. Você escreve alguma palavra ou frase e surgem as indicações de quantas vezes e em quanto filmes ou séries catalogados ela aparece, além de ano de produção e capa (quando disponível) das obras. Cada frase inclui o botão “contexto”, onde se pode ver o momento exato no qual se pronunciou esta frase e uma parte maior do diálogo em que está inserida. No menu lateral pode-se filtrar por categoria do filme.

QuoDB-testando

A maioria absoluta dos arquivos está, obviamente, em inglês, mas é possível encontrar textos em outras línguas, inclusive português. Como exemplo, para a palavra “testando” foram encontradas 4 frases em 4 títulos norte-americanos a partir de legendas traduzidas para o português. Ocorre também o contrário, frases em inglês a partir de filmes brasileiros traduzidos, como Besouro, Tropa de Elite, Meteorango Kid.

QuoDB-baiano

Os usuários registrados podem ter as melhores frases guardadas nos favoritos, assim como, editar linhas ou enviar novos filmes. O modo de upload de novas legendas é superprático. Você deve apenas selecionar a legenda, indicar o título do filme e o idioma. Para facilitar a localização da obra, eles também pedem a identificação do filme no IMDb, o maior banco de dados de filmes da internet.

QuoDB-play-it-sam

 

Play it again
Se você procurar uma das mais famosas frases do cinema, “Play it again, Sam”, o QuoDB vai trazer 14 filmes onde ela é repetida, mas nessa lista não consta Casablanca, justamente onde a frase teria sido proferida originalmente. Aí está a pegadinha: a frase verdadeira em Casablanca é “play it, Sam”. Confira a cena.

Woody Allen realizou um filme em que homenageia Casablanca e faz alusão a este mito da frase que nunca existiu: Play it Again, Sam (1972), traduzido aqui como Sonhos de um Sedutor.

Esta dada a dica. Carpe diem. Aproveite o dia. Seize the day.

Que a Força esteja com você. May the Force be with you.

 

0