Retina Latina é uma nova plataforma VOD (Video On Demand), gratuita para o público latino-americano, lançado em março/2016, durante o Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias, e na seção de indústria do Festival Internacional de Cine en Guadalajara.

Com o objetivo de amenizar os problemas de circulação, exibição e distribuição, o projeto foi desenvolvido em parceria por instituições de seis países: Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, México e Uruguai, e com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Segundo a Folha de São Paulo, Cuba, Chile e Argentina estão estudando a possibilidade de aderir ao site.

retina-latina-paramo

Até o momento o site (www.retinalatina.org) conta com 51 longas e 24 curtas disponíveis para cerca de 15 mil usuários registrados. Além de filmes de ficção e documentários produzidos pelos seis países que deram início ao Retina Latina, há também uma mostra com filmes realizados através do DocTV LatinoAmerica, uma versão para o continente do programa criado no Brasil em 2003.

O site não se limita a apenas exibir os filmes. Além da sinopse, são disponibilizados ficha técnica, fotos, resenhas, links para filmes com temas relacionados. Um problema para brasileiros que tenham dificuldade com o espanhol é a ausência de legendas.

Entre alguns destaques estão o colombiano La Sirga (2012), de William Vega e El Imperio de la Fortuna (1985), um clássico do cinema mexicano, de Arturo Ripstein.

1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.