Nesta quinta, 22 de março, acontece na Sala Walter da Silveira, nos Barris, o lançamento da websérie Artefato Digital. Produção da Caranguejeira Filmes, produção executiva de Eliana Mendes, coordenação de pesquisa e conteúdo por Gisela Tapioca, roteiro e direção de Mateus Damasceno. Tive a função de desenvolver o website da série, que está disponível neste link: artefatodigital.wixsite.com/site

Fausto Junior


 

Lançamento da websérie Artefato Digital

Artefato Digital é uma websérie de documentários sobre a ocupação territorial do Brasil, contada através de conversas científicas e imersões audiovisuais nas áreas mais primitivas da civilização brasileira e de agrupamentos sociais marcantes de nossa história.

O programa é destinado a popularizar saberes científicos, com foco principal em estudos arqueológicos, e principal objetivo em tornar-se uma ferramenta de promoção da educação patrimonial a serviço da conscientização do cidadão sobre a importância da preservação da memória e do patrimônio cultural brasileiro.

Com abordagem leve e dinâmica, Artefato Digital alinha conteúdo educativo e de entretenimento alçado por aspectos curiosos e divertidos da história do Brasil.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda,  Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. E apoio institucional do Governo Federal, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Ministério da Cultura, recursos que viabilizaram a produção de 03 websódios pilotos de curta metragem:

Episódio 1) Decifradores do lixo – o vídeo abre a série mostrando o trabalho do arqueólogo, e apresenta a ciência que estuda as sociedades do passado através de seus restos materiais.

Episódio 2)  Objetos da história – Explorando os achados encontrados nas escavação realizadas no Centro Histórico de Salvador, o vídeo apresenta o conceito de artefato, a principal fonte de trabalho dos arqueólogos.

Episódio 3) A Arquitetura do açúcar – o vídeo aborda o modo como as obras arquitetônicas se constituem objeto de estudo da arqueologia, e de que forma os edifícios, casarios, igrejas, engenhos e fortificações aportam informações relevantes.

Em episódios de 10 minutos, o programa reúne um elenco de pesquisadores, gestores públicos, artistas e populares, com destaque para Fernando da Rocha Peres, Carlos Etchevarne, Carlos Carozo, Rosana Najjar, Márcia Bezerra, Clarindo Silva, Paulo Zanettini, Ordep Serra, João Reis, Roberto Albergaria, Francisco Sena, entre outros.

Voltado inicialmente para a plataforma de internet, Artefato Digital entrará na programação da TV Kirimurê, com transmissão para Salvador e região metropolitana no canal 10.2 da TV aberta. Com realização da Caranguejeira Filmes, a parceria com a TV Kirimurê visa possibilitar ainda o desenvolvimento dos 3 websódios pilotos em série televisiva, apresentando ao grande público ainda mais conteúdo científico e educacional.

Lançamento
Artefato Digital: web série de documentário

Data: 22 de março de 2018

Horário: 20h

Local: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, nº 35, Barris.

artefatodigital.wixsite.com/site

 

FICHA TÉCNICA:

Empresa produtora: Caranguejeira Filmes
Produção executiva: Eliana Mendes
Roteiro e direção: Mateus Damasceno
Coordenação de pesquisa e conteúdo: Gisela Tapioca
Direção de fotografia e câmera: Daniel Carvalho
Técnico de som direto: Marcello Benedictis
Assist. de Câmera e iluminação: Mariúcha Pitangueira
Assist. De Produção: Milena Pinheiro
Direção de Arte: Taygoara Aguiar
Ilustração: Maíra Miranda
Montagem e finalização: Pedro Santana e Toni Couto
Trilha sonora original: Ed Brass Brasil
Fotografia still: Mariúcha Pitangueira
Web Designer: Fausto Júnior
Comunicação: Eliana Mendes

Contato:
Eliana Mendes – (71) 99184-9776/ 99265-7024

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.