Filme baiano lança olhar sobre América Latina
  “Tempo da Travessia” será exibido na quarta sessão do Cine Avuadora, dia 2 de agosto, na Walter da Silveira, revelando conflitos e buscas pela integração no continente

 

Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Esse é o roteiro seguido por 17 estudantes da Universidade Federal da Bahia a bordo de um ônibus e o resultado dessa viagem pode ser conferido no filme Tempo da Travessia, que será exibido na próxima sessão do Cine Avuadora. A projeção acontece na sala Walter da Silveira, no dia 2 de agosto (sábado), às 19h. A entrada é gratuita e após a exibição o público poderá participar de um debate com alguns dos estudantes participantes do projeto.

tempo-da-travessia-2

Tempo da Travessia retrata o surgimento, as dificuldades e a realização de um ambicioso projeto de integração da América Latina, a partir da viagem que passa por aqueles nove países. Os 17 estudantes que compõem o grupo são de diversas áreas do conhecimento (de artes à administração), com idades, experiências e carreiras distintas e, durante o percurso, puderam enfrentar e sentir a realidade de um continente.

tempo-da-travessia-3

O diretor Carlos Vin Lopes explica que o filme representa, de certa forma, três momentos fundamentais na vida desses jovens: a inércia de quando se está pensando onde chegar; o movimento, quando se revela que há um mundo a ser desbravado; e, por fim, a negação de se submeter ao primeiro momento e continuar se movendo. “Eles compartilham esses momentos dentro de um ônibus durante quase três meses, descobrindo a beleza e a profundidade de ser latino americano”.

 

Cine Avuadora
O Cine Avuadora é uma iniciativa do Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL) e nasceu a partir de uma necessidade da criação de espaços na Bahia para a exibição e o debate de filmes brasileiros independentes, feitos, muitas vezes, com o mínimo de recursos. Trata-se de uma alternativa, não apenas para ampliar os canais de exibição dessas produções, mas também para fomentar o debate e a aproximação entre o público e os realizadores.

 

A iniciativa integra o projeto de Ações Continuadas do grupo, contemplado pelo edital Setorial de Audiovisual através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) em 2013. A exibição do próximo dia 2 de agosto é a quarta realizada neste ano.

 

TEMPO DA TRAVESSIA
Direção: Carlos Vin Lopes
Ano: 2012
Duração: 106 min
Sinopse: Um olhar sobre o projeto de integração da América Latina, a partir de uma viagem realizada por 17 estudantes a nove países do continente.
Site da Iniciativa UFBA Latina (INULAT): www.inulat.ufba.br

 

SERVIÇO
O quê? Cine Avuadora
Quando? 2 de agosto de 2014 (sábado), às 19h
Onde? Sala Walter da Silveira, Rua General Labatut, nº 27, subsolo, Barris
Quanto? Gratuito

Informações? cualcinema@gmail.com

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.