Sempre vale ver e rever edições do programa VerTV, exibido aos domingos pela TV Brasil e disponível na internet, no site do programa: tvbrasil.ebc.com.br/vertv

Em julho/2016 o VerTV discutiu o tema o espaço dos filmes nacionais na TV brasileira, particularmente nas emissoras de sinal aberto, refletindo também sobre o espaço para esse conteúdo nos canais pagos e o papel da produção independente.

vertv_cinenacional_02

Em vários países, cinema e televisão estão em perfeita sintonia: a tevê produz e exibe obras cinematográficas. Já no Brasil, a relação de produções nacionais da sétima arte nas telinhas é menor do que a expectativa. Recente estudo da Ancine aponta que em 2015 a TV Brasil foi o canal que mais exibiu filmes nacionais com 120 títulos. Logo depois da emissora pública aparecem a Rede Globo com 87 e a TV Cultural com 55.

Para discutir o assunto, o apresentador Lalo Leal recebe o realizador e produtor independente Max Eluard, a sócia e diretora de distribuição da Maria Farinha FilmesLuana Lobo, e o cineasta Eduardo Felistoque.

O produtor Max Eluard comenta a importância do Estado nesse segmento e destaca que a experiência de ver um filme migrou das telonas do cinema para outras plataformas como os computadores. “A presença do Estado nesse mercado é fundamental, tanto pra fomentar e criar esses mecanismos quanto para garantir leis, e outros instrumentos que garantam a distribuição desse conteúdo. Não só em salas de cinema, porque hoje em dia as pessoas vêem muito mais cinema no seu computador do que na sala de cinema”.
.

Na concepção do realizador, é preciso abrir janelas para a produção independente. “As tevês foram formadas como grandes birôs de produção no Brasil. Elas mesmo produzem todo o seu conteúdo. Então há um medo do produtor independente. As emissoras perdem uma grande oportunidade de trazer para dentro de sua grade um frescor de criatividade e inovação tanto em distribuição e diálogo com o público quanto em linguagem”, observa.

vertv_cinenacional_03

 

De acordo com Luana Lobo, o desafio é descobrir uma forma de alcançar um universo maior de pessoas. “Acho que as produções precisam se preocupar em como chegar no seu público. A gente precisa começar a olhar e ser criativo em como avançar e, de fato, democratizar esse acesso”, concluir.


Com o objetivo de ampliar a análise sobre o tema, o Ver TV consulta outros profissionais do mercado e da academia:

vertv_dora-mouraoA professora Maria Dora Mourão, da Escola de Comunicações e Artes da USP, reflete sobre a luta pelo espaço do cinema nacional na televisão.
 .

vertv_joel-zitoJá o cineasta Joel Zito Araujo comenta o espaço do cinema nacional na TV e problematiza a influência da telenovela nas produções cinematográficas brasileiras.
 .

vertv_araripeO cineasta e ex-presidente da TVE Bahia, José Araripe Junior, apresenta propostas concretas para ampliar o espaço do cinema nacional na televisão.

.
FONTE: Fernando Chaves
Coordenador de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação | TV Brasil | Rádios Nacional e MEC
.
Veja o programa na íntegra (54 min) neste link:
Veja e comente post no Facebook
.
Ver TV – todo domingo, às 22h, na TV Brasil. Reprises de sexta para sábado, às 2h
Site do programa: tvbrasil.ebc.com.br
Facebook: facebook.com/programavertv  
.

Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
Produtor Executivo: Vitor Chambon
Apoio à Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Editora de Imagens: Mariana Velozo

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.