Capitaneada pelo cantor e violeiro Xangai, será lançado na próxima segunda-feira (14/8) o primeiro capitulo completo da série Cantingueiros, que será exibida online gratuitamente, e ainda dará origem a um CD. Para comemorar, o cantor tem dois shows de lançamento marcados. O primeiro foi na sexta, 11/8, no SESC Santo Amaro – SP, e o outro será em 01 de setembro em Salvador, no Teatro Isba. O projeto Xangai em Cantingueiros tem apoio do programa Natura Musical e do Fazcultura, mecanismo das secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia.

A web série tem 4 episódios, 1 para cada compositor com duração de 30min. A exibição será por tempo indeterminado no site, www.xangaiemcantingueiros.com.br, e no canal do YouTube. Demais capítulos serão disponibilizados nos dias 21 e 28 de agosto e 04 de setembro. Todos os episódios alternarão imagens de arquivo relacionadas aos compositores Bule Bule, Elomar, Gordurinha e Mateus Aleluia, e mediação do cantor Xangai.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

CATINGUEIROS
O nome é uma referência à caatinga, à canção popular, e aos cantadores do Brasil. Xangai comenta e interpreta quatro grandes compositores de sua terra: Bule Bule, Elomar, Mateus Aleluia e Gordurinha. Cada um representa um diferente viés da música regional nordestina.
.
.
Bule-Bule é um repentista, cordelista, sambador e tiraneiro, figura emblemática da cultura popular; Elomar é um dos maiores compositores desse país, que canta de forma única e peculiar o sertão da Bahia; Matheus Aleluia é um cantor e compositor que foi membro do inesquecível grupo vocal Os Tincoãs; Gordurinha foi um grande cantor, compositor e humorista que fez grande sucesso na década de 60/70. Mateus Aleluia e Bule Bule participaram das filmagens.
As filmagens foram realizadas em abril de 2017, durante uma imersão de 10 dias no sertão da Bahia, no sítio Ponta da Torta, município de São Gonçalo. A direção é de Igor Penna, roteiro de Marcelo de Trói, direção musical de Ricardo Vieira.

.

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2017/08/14179/Cantor-Xangai-lanca-webserie-sobre-compositores-baianos.html

Serviço:
Lançamento da web série Xangai em Cantigueiros
Data: Segunda (14)
Endereço: www.xangaiemcantingueiros.com.br
Demais episódios: 21/08, 28/08 e 04/09

Shows de lançamento:
Data: 11 de agosto
Local: SESC Santo Amaro – SP

Data: 1º de setembro, sexta
Local: Teatro ISBA
Endereço: Av. Oceânica, 2717 – Ondina
Horário: 20h
Preços: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia entrada)

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.