O cineturismo, que é também chamado de film induced tourism ou turismo cinematográfico, entre outros termos, é um setor que tem tido um grande crescimento em todo o mundo, ao mesmo tempo em que aumentam os estudos acadêmicos e publicações sobre o tema. Basicamente é o segmento turístico voltado à visitação de locações onde foram produzidos filmes e séries para a TV. Na outra ponta do processo, diversas produções de cinema e TV são disputadas por film commissions para que utilizem locações em suas respectivas cidades ou estados, o que significa movimentar o comércio e divulgar as atrações locais.

Veja outras duas matérias sobre cineturismo:
Você conhece Albuquerque?  e  ¿Conoces Fuerteventura?  

Este artigo é inspirado no post de Laura Tejerina em seu blog Cineturismo, Cómo encontrar localizaciones de películas para cineturismo, onde ela relaciona uma lista de buscadores, blogs, diretórios e outras ferramentas para encontrar locações de filmes e séries por todo o mundo (acrescentei alguns itens na lista). Faço apenas a ressalva de que o foco, em geral, está sempre nas produções americanas e europeias. Isto significa que existe um campo imenso e inexplorado para que produções brasileiras, latinas e de diversas regiões utilizem ferramentas como estas para promoção de sua cinematografia e turismo local. Vamos à lista:

Por Fausto Junior

1. Then & Now Movie Locations
É um blog bem simples, com um visual fraquinho e focado em filmes de terror dos anos 80. Nele você pode saber o endereço, localização no mapa e ver duas fotos comparativas de algumas locações, uma de cena do filme e outra tirada pelo autor do blog. Se quiser saber onde foram filmadas algumas cenas de Poltergeist (1982), Sexta-Feira 13, O Massacre da Serra Elétrica e O Exorcista, basta dar uma olhada em thennowmovielocations.blogspot.com.br

locacoes-exorcist

2. Movie Locations and More
Outro blog visualmente fraco, mas com uma maior quantidade de filmes (produções americanas bem comerciais). A diversão do autor do blog é viajar aos locais que serviram de locação para filmes como Grease (1978), Karate Kid (1984), ET – O Extra-Terrestre, entre outros menos conhecidos. Pouco texto e várias fotos tiradas pelo autor do blog comparando cenas dos filmes.
movielocationsandmore.blogspot.be  

3. Movie Tourist
Este site é muito bom. Ele organiza os filmes por locação (cidade) e inclui maior diversidade de épocas, estilos e locais (como Othelo, de Orson Welles, filme de 1952 com locações em Veneza). São colocadas breves informações como o endereço da locação e em que cena do filme aparecem, além, é claro, das fotos comparativas. A lista de filmes inclui clássicos como Blade Runner, de Ridley Scott, A Bela da Tarde, de Buñuel e Um Corpo que Cai (Vertigo), de Hitchcock.
movie-tourist.blogspot.com.br
4. The Hitchcock Zone
Por falar em Hitchcock, quem quiser ver no mapa onde está cada locação dos filmes do mestre do suspense, basta ir a esta página the.hitchcock.zone/wiki/Category:Film_locations.  

5. Fangirl Quest
Um interessante projeto de duas amigas que viajaram por locações no Reino Unido e América do Norte para fazer o que elas chamam de sceneframing photography, uma montagem superpondo fotos das locações com cenas dos respectivos filmes (ou séries) em um tablet ou smartphone. É mais fácil ver do que explicar.

locacoes-star-trek-iv

fangirlquest.tumblr.com   e  www.fangirlquest.com 

6. Guia Mundial de Locações de Filmes (The Worldwide Guide to Movie Locations)
Uma ferramenta muito interessante. É um buscador de locações que permite fazer pesquisas por filme, por país, por atores e diretores. Em poucos cliques é possível, por exemplo, saber onde foram rodadas cenas do filme Amadeus, de Milos Forman, além de contar com links que mostram como chegar até lá. A lista é extensa.

O Brasil aparece no buscador com apenas quatro produções que tiveram cenas filmadas por aqui, como O Incrivel Hulk, com cenas na Favela da Rocinha e Floresta da Tijuca.

locacoes-guide

www.movie-locations.com

7. Movie-Loci
Este é um projeto que encontra-se em fase beta (em desenvolvimento e em teste pelos usuários). A proposta é montar uma base de dados sobre locações de filmes e séries com a colaboração do público. Uma espécie de rede social voltada para o cineturismo. Muito interessante é o mapa onde se pode ter uma visão geral de todas as locações registradas no site por todos os continentes e com alguns cliques identificar o local exato (nome da rua e dados GPS) e que produções foram rodadas

No Brasil só aparecem três locais que serviram de locação para o filme francês o Homem do Rio (1964). Se quiser ajudar a aumentar essa participação brasileira registre-se gratuitamente e participe. 

locacoes-moviloci  www.movieloci.com

8. Filmaps

Assim como o Moviloci, o Filmaps também funciona como uma rede social voltada para o cineturismo, mas apenas localiza no mapa as locações. É possivel fazer busca por filme ou por país (e daí escolher as cidades). Há mais de cem locações indicadas no  Brasil, e (até o momento) uma em Salvador, no Comércio, para o filme It’s All True, de Orson Welles.

www.filmaps.com 

 

2
  1. antonio on

    Olá Fausto,
    Gostei das informações, quando for em San francisco vou bater uma foto igual a de Spock e capitão Kirk.
    Bem que eles poderiam colocar mais foto dos artistas nas locações.
    valeu !1
    Abraço
    Antonio

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.