Nesta semana, pela primeira vez em Salvador, acontece uma edição do Fórum Social Mundial. Aproveito a ocasião para apresentar três curtas que têm como tema questões sociais. O primeiro é uma animação, co-produção Bolívia-Dinamarca, Abuela Grillo (Vovó Grilo), que utiliza um mito do povo indígena Ayoreo, da Bolívia, para falar sobre a privatização das fontes de água.
O segundo é o documentário Hiato: (assim mesmo, com dois pontos no final), que rememora uma criativa e curiosa manifestação de sem teto, ligados ao MTST. Em 2000, um grupo de pessoas muito pobres, com aspecto de gente pobre, organizou um passeio em um shopping da zona nobre do Rio. O passeio foi comunicado à imprensa, que acompanhou todo o evento. Policiais foram deslocados para acompanhar os visitantes, lojistas fecharam as lojas, clientes ficaram assustados ao verem tantos pobres juntos em lugar onde não deveriam estar. Como diz a profª Isana Bentes no filme: “Eles usam isso como uma forma de fazer mídia. Eles não reclamam da mídia, eles criam o fato.”
O terceiro curta já é bem conhecido por muitos, mas coloquei na lista porque é um filmaço! Realizado em 1989, é um dos mais vistos e cultuados do Brasil. Ilha das Flores. Se você não ainda viu, não perca tempo! Corrija essa falha (gravíssima!) no seu repertório. Esta é também uma maneira também de homenagear Porto Alegre, que sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial. #FSM
Fausto Junior
Abuela Grillo
animação | 13 min | Digital | 2009 | Bolívia/ Dinamarca
Direção: Denis Chapon
Produção: Nicobis Animation Workshop, Center Animation Pedagogic
Sinopse: O curta faz referência à Guerra da Água, que ocorreu em Cochabamba (Bolívia) em 2000, após a decisão do governo de privatizar o abastecimento de água (incluindo a proibição de coletar águas pluviais) na região.
O fio condutor é uma lenda ayoreana: A avó dos Ayoreos, um grilo chamado Direjna, era dona da água, que sempre ia onde ela estava. Seus netos, cansados da água inundando seus campos, pediram-lhe que partisse … e assim começou o calor e a seca. Abuela Grillo decidiu enviar chuva do céu toda vez que alguém contasse sua história.
Veja mais em www.retinalatina.org/video/la-abuela-grillo
Hiato:
documentário | 20 min | miniDV | 2008 | RJ
Direção: Vladimir Seixas
Produção: Gume Filmes
Sinopse: Em agosto de 2000 um grupo de manifestantes organizou uma ocupação em um grande shopping da zona sul carioca. O episódio obteve grande repercussão na imprensa nacional e ainda hoje é discutido por alguns teóricos. O filme recuperou imagens de arquivo e traz entrevistas de alguns personagens 7 anos após essa inusitada manifestação.
Veja mais nesta matéria do R7:
noticias.r7.com/rio-de-janeiro/shopping-do-rio-teve-rolezinho-de-sem-teto-ha-13-anos-relembre-16012014
Ilha das Flores
documentário/ experimental | 13 min | 35mm | 1989 | RS
Direção: Jorge Furtado
Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre
Sinopse: Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.