CIDADE CARNAVAL CIDADE

Vídeo
Trecho final do vídeo produzido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBa: Configuração Físico-Territorial do Carnaval de Salvador – Situação Atual e Perspectivas Futuras.

 

cidadecarnaval3DEm 1997 recebi convite do arquiteto e professor Manoel José de Carvalho (na época diretor da Faculdade de Arquitetura da UFBa) para compor a equipe que iria estudar a dinâmica e ocupação dos espaços durante o carnaval. Era o Projeto Cidade Carnaval Cidade, que integrava o PEC – Plano de Estruturação Físico-Ambiental do Carnaval- feito em convênio com a Emtursa (órgão de turismo da prefeitura que coordenava o Carnaval).
Entre os objetos de investigação estavam a relação do carnaval com a cidade, particularmente sob o ponto de vista físico-espacial, modos de apropriação do espaço, o processo de montagem da “cidade êfemera”, aspectos econômicos. O prof. Manoel propunha o olhar do arquiteto urbanista sobre eventos de rua de grande porte, que ele definiu como Mega Eventos de Rua.

 

cidadecarnaval_manoel-jose-carvalhoOs Mega Eventos de Rua são atividades de natureza efêmera, cuja realização impõe, invariavelmente, a ruptura da dinâmica cotidiana de um lugar, do entorno, de toda a cidade, quando não da região. Congregam grande público, ocupando ruas, avenidas, praças, praias e espaços abertos da cidade, com impactos na circulação de veículos, acessibilidade às edificações e, de modo geral, no padrão de desempenho dos serviços públicos e infra-estrutura urbana.
(Termos de Referência do PEC – Prof. Arq. Manoel José de Carvalho, 2000.)

 

Foram realizados seminários abertos antes e depois do carnaval de 1998, com participação de diversos representantes e componentes da sociedade.Todos foram gravados em VHS, inclusive o último, intitulado Quatro Propostas para o Carnaval de Salvador, realizado em 11.11.1999 (dia de meu aniversário) no auditório principal da Faculdade de Arquitetura, ocasião em que foi feito o lançamento deste vídeo (versão integral de 25 minutos).

 

cidadecarnaval-5cidadecarnaval-4

O TRABALHO EM CAMPO
Junto com o prof. Manoel, com o colega arquiteto William Marques (responsável pelas fotografias) e dois seguranças, fiz parte do quinteto que saiu às ruas para registrar os diversos aspectos da folia momesca na capital baiana. Era 1998, e eu portava minha câmera Panasonic S-VHS M-9000, um trambolho cinco vezes maior e mais pesada que as modernas digitais full-HD. Percorremos os agitados circuitos da Barra e do Centro, captamos cenas das ruas secundárias repletas de ambulantes, circulamos pelo circuito do Pelourinho, fomos à Mudança do Garcia, à Praça Castro Alves. Percorremos o miolo e o entorno, ao nível da rua e do alto de edificios, em diversos horários: a preparação, o aquecimento, o auge, o bagaço da pós-festa e o reinício no dia seguinte.

 

O VÍDEO
Nessa época eu ainda editava de modo linear (de vídeo para vídeo). A edição tinha que ser bem planejada e a cada cópia que se fazia a imagem ia perdendo qualidade. Não havia recursos financeiros extras para bancar toda a edição em estúdio, com efeitos especiais simples e inserção de legendas que hoje são tão banais.
A dupla de narradores, Mariely Cabral e Edvard Passos Neto, faz uma narração absolutamente sóbria (de folia bastavam as imagens). E não utilizamos nenhuma música de fundo, a não ser as que foram captadas em campo, junto com todos os outros ruídos e som ambiente.
Apesar de não ser um registro ainda tão distante no tempo, as imagens mostram algumas mudanças na festa ao longo desse período. Podemos ver também as últimas barracas com bancos de madeira pintados artesanalmente. Justamente nesse ano foi montado um monstruoso camarote que avançava sobre a praia e bloqueava parte da visão do Farol da Barra, ou seja, um dos principais ícones da cidade era tapado por um camarote durante um evento transmitido para todo o mundo. Esse foi um dos itens destacados no documento pós-projeto e que não voltou a se repetir.

 


Clique aqui para baixar o encarte do vídeo com o texto base (PDF, 5 Mb)

CONFIGURAÇÃO FÍSICO-TERRITORIAL DO CARNAVAL DE SALVADOR – SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS
Realizado em 1999 em Super-VHS.
Coordenação Geral: Prof. Manoel José de Carvalho
Imagens e Edição: Fausto Junior
Locução: Edvard Passos, Mariely Santana
Texto Base: Manoel José de Carvalho
Roteiro: Luiz Antônio de Souza, Mariely Santana, Mauricio Chagas
25’00 min | Super-VHS | 1999 | Brasil

 


O LIVRO
Em 2016 Edvard Passos lançou o livro A Cidade Efêmera do Carnaval (EDUFBa, 232 pag), reunindo transcrições a partir de seminários, palestras, entrevistas, documentos e anotações em torno do trabalho do prof. Manoel José de Carvalho (falecido em 2005).

linha_cinza

cidadecarnaval-2 cidadecarnaval-3

linha_cinza

 

[fbshare]