Celebrado em 28 de outubro, 12ª edição da mostra apresenta curtas-metragens de animação brasileiros e internacionais em 250 cidades dos país
Em 28 de outubro de 1892, o francês Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. (Veja matéria História da Animação I.)
O Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua 12ª edição em mais de 200 cidades no Brasil e 40 países participantes. A data é celebrada com uma sessão de curtas-metragens de animações nacionais e internacionais. Entre os países que também participam simultaneamente, estão França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA. O DIA tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público e propiciar o intercâmbio entre filmes nacionais e estrangeiros. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).
Na Bahia o DIA vai acontecer este ano em 13 cidades:
Caatiba
Itapetinga
Jacobina
Luis Eduardo Magalhães
Mata de São João
Mutuípe
Ouriçangas
Porto Seguro
Retirolândia
Salvador
Serrinha
Teixeira de Freitas
Vitória da Conquista
Confira os locais de exibição em todo o Brasil neste link.
Veja a programação das mostras.
Saiba mais sobre o DIA e as conheça as animações que fazem parte das mostras deste ano: www.diadanimacao.com.br
Leia também: