Fausto Junior participa do Festival Cinema Baiano (Re)Descoberto, na CAIXA Cultural Salvador, exibindo dois curtas que realizou em 2004 e 2019.

Com a proposta de garantir visibilidade à produção audiovisual da Bahia, o ciclo “Cinema Baiano (re)descoberto” conta com a exibição de um conjunto de filmes em curta, média e longa-metragem entre os meses de abril e maio.

Fausto Junior é um dos convidados da mostra (no sábado, 20/maio) com a exibição dos curtas Concerto Nº 1 para Celular e Orquestra (2004) e Onde Tem Índio Tem Floresta (2019). Quem participa também da sessão é Rogerio Sagui, com o premiadíssimo longa que produziu em Poções, interior da Bahia. Recentemente Rogério dirigiu a novela Mar do Sertão, da Rede Globo.

Após a exibição os realizadores respondem perguntas do público sob mediação do crítico de cinema Adolfo Gomes, que fez também a curadoria do festival.


Dia 20/05 (sab) às 16h: Programa 08 – Curtas e Longa

  1. ONDE TEM ÍNDIO TEM FLORESTA, de Fausto Junior
    Videoarte | 4 min | 2019

Povos indígenas cantam para os espíritos da floresta. A preservação das florestas está diretamente ligada à presença dos povos originários, que detêm conhecimento milenar sobre como viver de modo harmônico com o ambiente natural. O título do filme é óbvio. A obviedade que muitos teimam em não enxergar: Onde Tem Índio tem Floresta.

  1. CONCERTO Nº 1 PARA CELULAR E ORQUESTRA, de Fausto Junior
    Animação 2D | 3 min | 2004

Ruídos de telefones celulares atrapalham o maestro, que toma uma atitude radical.​

  1. ROSA TIRANA, de Rogério Sagui
    Ficção | 72 min | 2021

Em uma terra banhada de sol, durante a maior seca que o sertão nordestino já viveu, a menina Rosa mergulha em uma longa travessia pela caatinga árida e fantasiosa, em busca de um encontro com Nossa Senhora Imaculada, a rainha do sertão. Com um tom perspicaz, a trama é envolvida por um amálgama de fatores que, na aridez da paisagem retratada, torna-se fertilizante para a compreensão do drama humano, a partir do olhar da pequena protagonista.​

Participação dos realizadores após exibição (mediação e debate).
Ingressos gratuitos, distribuídos por ordem de chegada, uma hora antes da sessão.
Caixa Cultural Salvador
Rua Carlos Gomes, 57, Centro

CinemaBaiano #CinemaBaianoReDescoberto #CAIXACulturalSalvador

ondetemindiotemfloresta #faustojunior #faustojuniorfotoarte

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.