Em sua edição nº 325 de 3 agosto 2014, a revista Muito, encarte dominical do jornal A Tarde, apresenta entrevista do roteirista Doc Comparato.

doc-comparato_roteiroDe passagem por Salvador, onde veio trabalhar em um roteiro e ministar oficina na produtora Origem, ele concedeu entrevista à revista. Em reportagem de Kátia Borges, com fotos de Fernando Vivas, o ex-cardiologista e autor de roteiros de filmes e seriados como Plantão de Polícia e Carga Pesada, fala sobre as mudanças na TV nos últimos 30 anos e faz comentários sobre a Lei da TV Paga (Lei 12.485). Doc é também autor do consagrado livro Da Criação ao Roteiro, que desde sua primeira edição, nos anos 80, vem recebendo frequentes atualizações. Foi um dos primeiros livros que li sobre o tema, que guardo até hoje (cheio de notas e marcações).

 

Veja entrevista completa (formato PDF, 2 Mb) neste link.

muito_doc-comparato

Levou três anos até que o médico Luís Filipe Loureiro Comparato, master em cardiologia, decidisse virar apenas o roteirista Doc Comparato, mestre em teledramaturgia. A ficha caiu no fim dos anos 70, quando um telefonema de Bruno Barreto interrompeu um de seus  plantões. O diretor queria convidá-lo para   escrever a adaptação cinematográfica de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. Pioneiro na sistematização dos ensinamentos sobre roteiro no país, desde os anos 1980, Doc ministra cursos e trabalha nas reedições ampliadas e  atualizadas do   livro Da criação ao roteiro, traduzido para vários idiomas e, agora, disponível também em versão digital. Na Rede Globo, foi um dos responsáveis pelo núcleo de criação,  com séries que consolidaram o formato, como Plantão de Polícia, Malu Mulher, Carga Pesada,  Ciranda Cirandinha e Aplauso. Fazendo as contas mentalmente,  lista dez países nos quais morou ao longo da carreira. Hoje, aos 62 anos, Doc vive no Brasil, mas continua “costurando para fora”, como diz, atuando como autor e professor na França, Argentina e Cuba, entre outros países. Na Bahia, veio trabalhar em um roteiro ao lado do produtor Ducca Rios e ministrar workshop de dois dias para dez privilegiados – pretende voltar em breve para um curso mais amplo de duas semanas. Nesta entrevista, ele fala sobre novelas, humor e, claro, roteiros.

 

 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.