ANCINE publica estudo sobre circulação de obras brasileiras pelos segmentos do mercado audiovisual

Documento analisa trajetória dos 100 filmes brasileiros lançados em 2011

 

A ANCINE publicou no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA o estudo “Circulação de obras brasileiras pelos segmentos do mercado audiovisual (2011 a 2015)”, que mapeia o caminho trilhado pelos 100 longas-metragens brasileiros lançados em 2011 pelas diferentes janelas de exibição.

Ilustrado por gráficos, o trabalho apresenta o quantitativo de obras comercializadas nos segmentos de vídeo doméstico, TV Paga e TV Aberta; o número de lançamentos em cada janela, por ano, e o fluxo das obras pelos diferentes mercados. Assim, é possível extrair informações sobre que segmentos mais absorvem as obras lançadas nos cinemas, qual o intervalo mais frequente de estreia em cada janela e qual a sequência de lançamento mais comum percorrida pelas obras.

TV Paga é o segmento com maior aproveitamento
Dos 100 filmes que estrearam em 2011, 86 foram veiculados na TV Paga até o ano de 2015.

A grande presença de obras brasileiras na TV Paga pode ser parcialmente atribuída à Lei 12.485, que, a partir de 2011, estabeleceu obrigações de veiculação de conteúdo brasileiro.

Um total de 21 filmes foi comercializado em todos os mercados monitorados pela pesquisa. Esses títulos, todos eles longas-metragens de ficção, representaram 93,2% do público total para os filmes brasileiros no ano da pesquisa, o que demonstra que os resultados de bilheteria influenciam na demanda pelos filmes nas demais janelas.

O estudo apresenta, ainda, um gráfico que mostra o fluxo completo entre as janelas de exibição. É possível observar quais são as janelas de exibição mais frequentes após o lançamento em salas de exibição, além de alguns padrões de circulação das obras.

Clique aqui para consultar o estudo “Circulação de obras brasileiras pelos segmentos do mercado audiovisual (2011 a 2015)”.

 

Conheça o site do OCA: oca.ancine.gov.br
O Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), criado em dezembro de 2008, tem por objetivo a difusão de dados e informações qualificadas produzidas pela Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (ANCINE). Dessa forma, sua atuação encontra-se em consonância com o objetivo estratégico da ANCINE de “aprimorar a geração e disseminação de conhecimento do Setor”.

O recolhimento de dados é resultado direto do trabalho de fomento, regulação e fiscalização da ANCINE. As informações são fornecidas pelos próprios agentes de mercado com base nas respectivas obrigações legais, consolidadas pelas diferentes áreas da agência e disponibilizadas à sociedade pelo OCA.

O site está dividido em seis seções principais, sendo a primeira delas, Mercado Audiovisual Brasileiro, dedicada aos indicadores gerais relacionados à atividade audiovisual no Brasil nos últimos anos.

As seções Cinema, Televisão, Outras Mídias e Recursos Públicos apresentam os dados referentes aos diferentes segmentos do audiovisual originados de fontes primárias e secundárias. O usuário dispõe de dados compilados na forma de planilhas e gráficos e também na forma de publicações com análises, como informes e estudos.

Por fim, a seção Publicações reúne apenas os trabalhos elaborados a partir de análises sobre o mercado audiovisual, como estudos, informes, anuário estatístico, dentre outros.

Fonte: Ancine – sala de imprensa

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.